Brasil, 26 de Abril de 2024
23 de setembro de 2019

Vitor Martinez dá dicas sobre tendências de maquiagem

Prêmio Avon - Make anos 80

Cor, intensidade, liberdade, luta, feminismo... essas são algumas das semelhanças que podemos encontrar entre os anos 80 e os dias de hoje. Pensando nisso, as tendências de maquiagem e cabelos para o verão 2020 prometem sofrer algumas influências da década de 1980.

Vitor Martinez, vencedor do 23º Prêmio de Maquiagem AVON na categoria artes performáticas, deu algumas dicas sobre a volta dessa tendência que tem olhos, boca e blush com muita cor e brilho.

Prêmio Avon - Make anos 80 - Vitor Martinez - Vencedor

Acompanhe:

HB - As maquiagens dos anos 80 são tendência para o verão? Por que você acha que elas estão voltando?
Vitor Martinez - Total tendência! Os anos 80 foram um marco para o feminismo na questão de liberdade e afirmação de movimento e isso era demonstrado, de certa forma, através da dos cabelos, que eram soltos, volumosos e cheios de atitude e também da maquiagem. Atualmente, as pessoas estão se mostrando do jeito que querem e como se sentem mais à vontade. Afinal de contas, não há um padrão a ser seguido, mas sim usar o que faz bem, tanto em roupa como em maquiagem, cores, formas. O ser humano está evoluindo sempre e aprendendo que devemos ser livres em tudo, principalmente na forma de amar. E por que não expressar isso também na forma de se maquiar? Acredito que por não ter medo de ousar nas cores e formas, a make anos 80 está voltando com tudo, porém com uma cara totalmente nova.

HB - Quais são as características mais marcantes de uma make dos anos 80?
Vitor Martinez - A maquiagem anos 80 é marcada principalmente pela cor. Não ter medo de usá-las tanto nos olhos como nos lábios, que sempre são vibrantes, intensos, neons, etc. Quebrando os padrões, a maquiagem nessa época surge em seu total. O que antes era apenas um lábio pintado, passa a ser o rosto todo: boca intensa, olhos coloridos, blush bem marcado e cabelos extra volumosos

HB - E quais as adaptações feitas para os dias de hoje?
Vitor Martinez - Hoje temos a liberdade para nos sentir bem e para isso também fazemos a maquiagem. É possível usar um olho bem colorido de manhã e à noite uma boca com cor intensa, por exemplo. As sombras de uma única cor estão fazendo muito sucesso também. Ou a maquiagem monocromática, que seria o mesmo tom de sombra, aplicado de maneira mais suave nos lábios. Ou seja, uma sombra rosa intensa usada com um batom rosinha. Para quem não quer ousar tanto no começo, mas quer colocar um pouco de cor no dia a dia, começa pelos batons, que podem ser cores vibrantes e fortes ou então aplicando nos cantinhos dos olhos uma sombra colorida ou neon. Fica lindo!

O Prêmio AVON 2018

HB - Você venceu o Prêmio Avon de maquiagem. O que isso significou para você?
Vitor Martinez - Foi um marco na minha vida, assim posso dizer. Participei durante cinco anos consecutivos sempre sendo aprovados entre os melhores. Isso já era uma honra para mim, afinal estava sempre sendo selecionado entre os melhores do Brasil. Mas eu não desisti e persisti até alcançar o sonho de ser reconhecido pelo meu trabalho. E não apenas o meu, pois nesse projeto da Avon, acabo sempre envolvendo uma equipe comigo, desde modelos, fotógrafos, figurinistas. Então é o resultado de um esforço coletivo. E ter o reconhecido não só por um ano, mas por um acúmulo de todos, é gratificante! 

Prêmio Avon - Make anos 80 - Vitor Martinez - Vencedor

HB - Como você desenvolveu a make vencedora?

Vitor Martinez - Todo artista sempre tem algo para contar ou mostrar a sua visão do que pensa ou imagina. Através disso, e em cima do tema proposto, que era fazer uma nova releitura sobre algo já existente, passei a pesquisar o que de fato eu queria transmitir através dessas imagens e quais sensações despertar nas pessoas. Trabalho difícil de reunir as ideias até chegar em imagens que conversassem umas com as outras. Resolvi fazer os clássicos da pintura e escultura, numa releitura atual. Através deles, gerar novas sensações e questionamentos. Principalmente sobre o uso da tecnologia e como vemos ela. Então todas as maquiagens partiam de pixels e tinham uma nova cara, gerando novos questionamentos: será que hoje vivemos a favor da tecnologia ou ela é somos dominados por ela?

HB - O que a maquiagem significa para você?
Vitor Martinez - Além de ser uma maneira de me expressar artisticamente, ela significa um modo de me manter ativo como artista. Além de maquiador, exerço outras funções como ator, diretor e por aí vai. Maquiagem é algo que todo mundo gosta. E eu amo a arte de transformar as pessoas, seja transformando-as em personagem totalmente diferentes ou apenas com um batom, transformando a autoestima. 

Prêmio Avon - Make anos 80 - Vitor Martinez - Vencedor

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha