Brasil, 17 de Agosto de 2019
13 de abril de 2019

Compartilhando experiências empreendedoras

O primeiro dia da 18ª edição da Hair Brasil foi marcado por uma série de workshops voltados ao setor de negócios. Comandados por profissionais da área de beleza que trilham o caminho do empreendedorismo, os participantes puderam aproveitar o compartilhamento de conhecimento e dicas, esclarecer dúvidas e levar um conteúdo de alto nível para aplicar no dia a dia.

Empreendedorismo Criativo
 

Fernanda Torres


Fernanda Torres, do canal BBN, recebeu Cris Dios, Gustavo Diff e Rodrigo Miranda como convidados para um bate-papo sobre “Empreendedorismo Criativo”, dividiu experiências envolvendo a expansão e as inovações dos salões de beleza. 

“É preciso trazer inspirações para o setor. Não vejo tema mais atual do que este. Devido à crise, os profissionais e gestores precisaram usar a criatividade para serem competitivos. Inovações como trazer a perfumaria para dentro do estabelecimento, coworking, entre outras ações, são fundamentais nos tempos de hoje”, afirmou Fernanda.

Como Prosperar no Negócio de Beleza 

Paulo Persil e Gleyce PersilNo espaço ao lado estavam Paulo e Gleyce Persil. Gleyce é coaching de alta performance em vendas e decidiu se especializar no mercado de beleza por ver profissionais carentes em competências como marketing, networking, influência e persuasão. 

“É preciso investir em marketing de experiência, o que vai além de marketing digital. A fidelização do cliente depende da relação que ele terá dentro do estabelecimento de beleza. Por isso, oriento sobre todas as técnicas de atração e fidelização. Levo para os interessados não só o que aprendi em desenvolvimento de inteligência emocional, como quebrar crenças limitantes, entender objetivos, criar metas e ter planejamento para atingir sucesso. Uso a metodologia do coaching com a minha experiência de campo e ensino como se tornar um Paulo Persil - meu pai, um profissional capaz de se reinventar e continuar sendo um dos maiores especialista deste mercado.”

Com 23 anos de carreira, 7 mil noivas, mais de 40 mil madrinhas e, uma média, de 40 eventos por ano, Paulo Persil precisou se reinventar após 23 anos de carreira. “É muito caminho andado e, mesmo assim, um dia acordei e não tinha clientes. Descobri que se eu não investisse em uma rede social, eu não era ninguém. As revistas deixaram de assumir o papel principal e nós, profissionais, nos tornamos protagonistas da nossa própria história. Hoje tenho meio milhão de seguidores no Instagram. Um ano atrás tinha 100 mil seguidores. Levei cinco anos entendendo esse canal de comunicação e sua linguagem.”

Para Persil, a profissão está vivendo um dos momentos mais especiais. “Tivemos um crescimento estrondoso em duas décadas, crescemos mais de dois dígitos lindamente e parou. E não foi por causa da crise. Parou porque existe um movimento novo e precisamos nos adequar. As redes sociais mudaram o comportamento e a necessidade de todos. Antes colocávamos preço no serviço oferecido. Hoje a cliente diz quanto ela quer pagar, pois temos um concorrente desleal: o tutorial e ela percebe que é capaz de realizar o trabalho até melhor do que alguns profissionais.”

Previsões de mercado e Barbearia

Gustavo AndareNa parte da tarde, o fundador da Esmalteria Nacional, Gustavo Andare, ministrou a palestra “mudanças no mercado de beleza”, na qual abordou o que aconteceu e não aconteceu nos últimos 10 anos, e o que vislumbra que irá acontecer na próxima década. 

“Viemos de um mercado desprofissionalizado, sem exigência de formação e sem lei trabalhista saudável. Depois passamos para um mercado comissionado e nada regulamentado, tentando implementar as políticas CLT, o que é inviável para o modelo de negócio. Hoje temos o salão como parceiro, redistribuição de renda mais prática, justa e que funciona. Para o futuro, o profissional precisa se enxergar como microempreendedor, pois a cliente não busca pelo salão, e sim pelo talento de quem a atende.”

Vinícius DanieliVinícius Danieli, proprietário do O Barbeiro da Esquina, Kids Barber Brasil, Chica Chiquinha e Tattoo Bull, falou ao público sobre a construção de uma marca forte e a importância de não depender somente do talento do profissional. 

“É preciso ter rigidez nos custos, noção de administração e ter visão da renda. Trabalhei por 15 anos no mercado corporativo e em grandes companhias, como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, etc. As métricas funcionam também para pequenas empresas. É importante ter em mente que é preciso atender o público em geral, não só um segmento específico. Algumas barbearias têm preconceitos com gays, por exemplo. É preciso abrir a mente, mergulhar em conhecimento técnico e entender o processo como um todo. Além disso, nenhum estabelecimento tem retorno antes dos 15 meses, capital de giro é essencial para sobreviver.”

Equipe Motivada

SheilaNo fim do dia, “equipe motivada e positiva” foi o tema da apresentação da farmacêutica e diretora técnica da Medicatriz, Dra. Sheila Gonçalves. “Liderança, comunicação, trabalho em equipe, recrutamento e seleção, integração do colaborador e indicadores de recursos humanos são alguns pontos para um bom resultado. A soma de vários tipos de liderança, aliados com o trabalho das emoções do funcionário e o seu significado na empresa é o caminho que serve para todos os tipos de empreendimentos, do pequeno ao grande.”

Distribuidores 

Gleyce PersilGleyce Persil voltou ao palco nas últimas horas da Hair Brasil para falar sobre “Distribuidores de Elite”, uma palestra voltada para os distribuidores de cosméticos, representantes comerciais e vendedores em geral. 

“É preciso se reinventar, definir objetivos, metas, planos de carreira, entender o público-alvo, entregar proposta de valor (e não só preço), gerar experiências. O envolvimento com a tecnologia é algo que não tem volta, principalmente com o impacto da indústria 4.0, com o e-commerce, as mídias sociais.”

De acordo com Gleyce, é preciso oferecer conteúdo relevante para que a compra seja efetuada. “Esse tema é tão interessante que virou um viés de treinamento in company, que estou lançando oficialmente aqui na Hair Brasil.


 

 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha