Brasil, 26 de Abril de 2024
24 de outubro de 2017

Saiba ler o rótulo de um creme e aprenda a escolher o cosmético ideal para sua pele

Resveratrol, Vitamina C, retinol, ácido hialurônico: tudo isso está presente nos rótulos dos principais dermocosméticos rejuvenescedores. Mas você sabe exatamente o que eles fazem e por que são importantes? Para o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, interpretar o rótulo, mesmo que de maneira superficial, já ajuda a escolher o creme ideal para sua pele — e fugir dos apelos milagrosos de marketing. “Recomendo que todas as pessoas devam conhecer, no mínimo, os principais ingredientes que devem fazer parte da composição dos produtos rejuvenescedores mais modernos e poderosos. Não necessariamente todos eles precisam estar numa mesma composição, mas eles podem”, explica Lucas.

Ácido Hialurônico — O ácido hialurônico é um componente natural da nossa pele. É também conhecido cientificamente como Glicosaminoglicana e sua função, além de preencher, é garantir que a água fique mais tempo na pele. Tem alta afinidade com a água e consegue absorver grandes quantidades, mantendo nossa pele hidratada. Dependendo do tamanho da molécula, consegue penetrar melhor na derme, promover preenchimento e estimular a produção natural do ácido hialurônico.

Retinol — Potente antirruga, o retinol é a mais nobre fonte de vitamina A, essencial para a diferenciação e renovação das células da pele. Dentro da pele, o retinol é capaz de se transformar em ácido retinóico que estimula fortemente todo o metabolismo cutâneo, inclusive com produção de colágeno e renovação celular.

Vitamina C — O alto poder antioxidante faz da Vitamina C um poderoso agente contra os radicais livres que envelhecem a pele. Além disso, ela é cofator para biossíntese de colágeno e ainda combate às manchas em concentrações acima de 5%.

Vitamina E — Age em conjunto com a vitamina C, garantindo a proteção das estruturas da pele através da neutralização dos radicais livres. Também é fundamental para a proteção dos demais ingredientes da formulação, uma vez que previne a oxidação e o escurecimento da formulação.

Alfa Hidroxiácidos – São responsáveis por diminuir a adesão entre as células superficiais, promovendo um efeito esfoliante químico com consequente estímulo à renovação celular. Os mais comuns são os ácidos: glicólico, málico, mandélico e láctico. Tem efeito antirrugas e deixam a pele com maior luminosidade.

Resveratrol — Chamado de molécula da longevidade, o poderoso ingrediente inibe a ação dos radicais livres, suaviza as rugas e previne o envelhecimento cutâneo.

Silício Orgânico — O silício é uma molécula fundamental para a produção de colágeno e sustentação da pele. Sem silício, a pele se desintegraria, pois ele protege, não apenas o colágeno, mas também a elastina contra a degradação relacionada com a idade.

Pantenol — É a pró-vitamina B5. A substância é considerada a precursora do ácido pantotênico, uma vitamina fundamental na manutenção da saúde e vitalidade da pele. Tem alto perfil hidratante.

Ômegas — Nos cremes, tem a importante proposta de nutrir as células, protegê-las contra o envelhecimento, o estresse, e fortalecer as defesas naturais da pele. Geralmente, as embalagens trazem: o ômega 3 (anti-inflamatório, dermoprotetor e vasodilatador); o ômega 6 (excelente ação cicatrizante); o ômega 7 (proteção e cicatrização da pele, além de deixá-la luminosa e com aspecto saudável); e, por último, o ômega 9 (resistência à oxidação e desidratação).

Águas Termais — São obtidas de fontes naturais e ricas em sais minerais e oligoelementos que atuam na remineralização da pele normalizando o fluxo de água entre a superfície e as camadas mais profundas. Tudo isso somado a um notável efeito calmante e refrescante, especialmente agradável nos dias de verão.

Fatores de Crescimento — São as moléculas poderosas, naturalmente encontradas na pele, e que atuam no processo de regeneração e reparação tecidual. Funcionam como verdadeiros operários cuja função é construir pele nova e combater a sua atrofia, comum nas pessoas com mais de 40 anos. 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha