Brasil, 03 de Maio de 2024
23 de março de 2003

Prevenção do Envelhecimento

Prevenção do Envelhecimento



Prevenção do Envelhecimento

Não há como impedir o envelhecimento, porém, existem recursos que proporcionam condições para que a pele permaneça com boa elasticidade, bom nível de hidratação e mínima oxidação por um tempo muito maior ao que naturalmente ocorreria. O assunto foi abordado pela fisioterapueta Dra. Kátia Jordão Garcia na palestra Prevenção do envelhecimento: recursos estéticos, durante o 2º Congresso Internacional de Estética Aplicada.

Dra. Kátia citou os fatores que aceleram o envelhecimento: estresse, poluição, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, radiação solar, pouca ingestão de água e alimentação rica em gordura saturada e carboidratos.
Ela ressaltou que a Teoria dos Radicais Livres é a principal responsável pelo envelhecimento da pele. Radicais livres são átomos com elétrons livres e estáveis na órbita, sendo que o principal produto é o oxigênio.

Com o envelhecimento, ocorre na pele uma diminuição da elasticidade, oxigenação e nutrição da derme, produção de colágeno, captação de água, espessura do tecido dérmico, atividade celular e alteração no relevo cutâneo. "A pele fica opaca, sem brilho e mole."

Os recursos para amenizar são: eletroterápicos, que aumentam circulação sanguínea, normaliza a função celular e hidratação dérmica; e cosmetológicos, que tem como principais princípios ativos os oxidantes (isoflavonas, vitamina C e ácido lactobiônico, entre outros).

Dra. Kátia deu dicas para a esteticista trabalhar neste segmento: conhecer profundamente o assunto, documentar os trabalhos, caprichar na anamnese, orientar o cliente sobre fases do tratamento e resultados a longo prazo, e orientar e incentivar a cliente a ter hábitos saudáveis.

 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha