Brasil, 14 de Maio de 2024
07 de novembro de 2003

Biometrologia cutânea

Biometrologia cutânea



Biometrologia cutânea

Com a concorrência comercial acirrada e consumidores exigentes, as empresas de cosméticos passaram a se dedicar intensamente em comercializar produtos com bases mais científicas, numa busca constante pela qualidade, segurança e eficácia do uso.

A Biometrologia Cutânea é resultado desta cosmetologia moderna que vai além da preocupação de desenvolver um produto com fórmula milagrosa. Esta ciência preocupa-se, principalmente, em compreender e analisar como os componentes ativos, usados nos produtos, agem sobre a pele almejando sempre o desenvolvimento de um novo produto fornecedor de diversos efeitos.

Atualmente, os cosméticos anti-sinais são elaborados visando fornecer vitaminas e outras substâncias antioxidantes, prevenir o envelhecimento precoce, atenuar manchas, manter a pele hidratada, controlar as secreções das glândulas sebáceas, garantir proteção à radiação dos raios ultravioletas etc., sem deixar de lado o bem-estar e a segurança do consumidor no aspecto físico, toxicológico, químico e microbiológico. “A partir do momento que conhecemos os mecanismos de ação das substâncias é mais viável o desenvolvimento de produtos multifuncionais”, declara Dr. Marcelo Schulman, master em dermofarmácia e tecnologia de cosméticos e diretor-presidente da VitaDerm, que aborda o assunto tomando como exemplo a ação da vitamina C.

Segundo Dr. Schulman, pesquisas relatam que a vitamina C, quando aplicada numa formulação cosmetológica, é susceptível de provocar modificações no nível da derme. Com o aumento da síntese de colágeno e quando utilizada num período mínimo de 6 meses, é perceptível a diminuição das rugas e melhoria do aspecto do micro-relevo da pele. “A Vitamina C, desde que seja estável, quando utilizada na aplicação tópica é considerada como um princípio ativo eficaz no tratamento do envelhecimento precoce da pele e a partir destas considerações a biometrologia cutânea analisa a ação dos ativos para, assim, checar a eficiência dos mesmos”, afirma.

Dr. Schulman explica que através da biometrologia cutânea é possível avaliar as mais diferentes situações levando em consideração os seguintes itens:
• Hidratação ou estado de ressecamento da pele;
• Cor da pele (eritema, esbranquiçamento);
• Elasticidade: termo envolve também indiretamente a extensibilidade da pele;
• Estado da superfície (relevo da pele).

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha