Brasil, 14 de Maio de 2024
10 de outubro de 2003

Adolescentes aderem cada vez mais às cirurgias plásticas

Adolescentes aderem cada vez mais às cirurgias plásticas



Adolescentes aderem cada vez mais
às cirurgias plásticas

As cirurgias plásticas em adolescentes são cada vez mais comuns, sendo que a maioria dos jovens que procuram clínicas de estética ou de cirurgia plástica são meninas, que optam principalmente pelas operações no nariz, mamas e lipoescultura.

Segundo o Dr. Garabet Karabachian Neto *, especialista em Cirurgia Plástica e da Clínica de Cirurgia Plástica GKN; o aumento na procura entre os adolescentes deve-se a três fatores:

O primeiro é o aumento geral dos casos de cirurgia plástica em todo o país. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica mostram que em 2002 foram feitas 340 mil cirurgias plásticas no Brasil, o que representa um aumento de 10%, em relação ao ano de 2001.

O segundo fato é o maior conhecimento sobre seus benefícios. De acordo com o médico, muitas das dúvidas sobre as cirurgias plásticas já foram superadas, seja pelo fato de que alguém da família já fez alguma operação estética, ou pelos avanços técnico-científicos na área médica, além da qualidade reconhecida dos cirurgiões plásticos brasileiros. ”Geralmente, as adolescentes sabem o que as incomoda em sua aparência, e muitas mães já fizeram plástica o que facilita a autorização dos pais”, explica.

Os novos padrões de beleza é o terceiro fator para o aumento no número de cirurgias. “A partir da década de 90, as pessoas passaram a se preocupar mais com o corpo e os padrões de beleza que antes eram regionais, também se globalizaram assumindo padrões internacionais”, diz Dr. Garabet.

O médico também explica que a maioria dos casos são cirurgias reparatórias, feitas em jovens a partir dos 15 anos.

Nas cirurgias das mamas, os casos mais comuns são de Gigantomasia – mamas muito grandes, que podem causar alterações na coluna, além dos transtornos psicológicos; Assimetria das mamas - mamas muito diferentes uma das outras; Mama tuberosa – quase sem formato, compridas e caídas. As cirurgias para aumento das mamas são mais frequentes em jovens a partir dos 18 anos.

No caso dos garotos, a procura é para reparar a Ginecomastia – aumento da mama masculina, seja pelo acumulo de gordura, pelo aumento das glândulas mamárias ou pelos dois. Neste caso a operação é indicada a partir dos 15 anos.

Outro tipo de cirurgia muito procurada pelos adolescentes é a Rinoplastia (cirurgia no nariz). “Este tipo de cirurgia é realizado preferencialmente com anestesia geral, mas também pode ser feito com anestesia local ou sedação. A paciente deve ficar 12 horas em ambiente hospitalar, e após a cirurgia, utilizar um curativo de gesso sobre o nariz, por cinco ou sete dias. Quem tem alguma dificuldade respiratória, como por exemplo o desvio de septo nasal, deve realizar as duas cirurgias ao mesmo tempo, a fim de que se melhore a estética e a respiração de uma só vez, evitando problemas de alteração da arcada dentária”, declara o Dr. Garabet.

Na lipoescultura, o Dr. Garabet alerta para o fato de que a cirurgia é indicada para eliminar gorduras localizadas, mas muitas adolescentes procuram o método para perder peso. “Lipoescultura e emagrecimento são métodos distintos e com indicações diferentes, com resultados diferentes. Para se chegar ao peso desejado deve-se utilizar os diversos regimes de emagrecimento existentes”, explica o cirurgião.

* Dr. Garabet Karabachian Neto é especialista em Cirurgia Plástica pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Com 20 anos de experiência, implantou e foi responsável pelo Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital São Camilo, em São Paulo.


Serviço:
Clínica de Cirurgia Plástica GKN
Al. Joaquim Eugênio de Lima, 1387 – São Paulo
Telefones: (11) 3057-0877 / 3885-1534


 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha