09 de maio de 2018

Visagismo: das telas para a vida real

O Congresso de Visagismo da HAIR BRASIL recebeu o cineasta Gastão Coimbra que subiu ao palco da feira para falar sobre a importância do visagimo nas telinhas e como isso tem se transferido para a vida pessoal, tendo uma importância cada vez maior no dia a dia das pessoas. 

“Sou cineasta e já estou trabalhando meu segundo longa-metragem, por isso, posso afirmar sem sombra de dúvidas, que para a gente que trabalha com este tipo de imagem, o visagismo é muito importante”, iniciou Gastão.

O palestrante explicou a amplitude que o trabalho com imagem conquistou dentro do cinema e sua aplicação também na vida real. “No cinema, anteriormente, ele era como um design separado das partes da produção. Já nos dias de hoje o visagismo engloba tudo, desde cabelo e barba, até as roupas e também o fundo do cenário. Esse conjunto de coisas fazem parte da construção do visagismo da cena que é cada vez mais importante”.

Segundo Gastão, se o cidadão comum tiver a mesma qualidade de um filme, na roupa que veste, preocupação com cores, composição do visual, etc., ele vai chegar na beleza cinematográfica. “Temos a impressão que o que vivemos não tem nada a ver o que está lá na telona, mas a realidade é que tem sim, tudo a ver. Estamos falando de estudos milionários de detalhes para chegar à perfeição da cena, o que serve também para as pessoas, para que possam se aproximar ao nível de pensamento e entendimento de cores, composição, stylish, cabelo, etc..”

Na finalização de sua palestra, o cineasta destacou a importância de discorrer sobre este tema dentro da HAIR BRASIL pontuando a marca do cabelo na composição do visual no cinema e também na vida das pessoas. “Os cabelos e a barba, no caso dos homens, são marcas que podem mudar absolutamente tudo em um visual. É possível transformar uma pessoa mudando o seu cabelo. O Johnny Depp é um bom exemplo disso se analisarmos seus personagens em Piratas do Caribe e Vampiros da Noite.  Por isso, falar com este público da feira é sensacional”.