08 de novembro de 2019

Studio Lorena: modelo de negócio visa pausa na rotina estressante

Studio Lorena: modelo de negócio visa pausa na rotina estressante

Fernanda Monteiro Queiroz – administradora de formação - e Luiz Carlos da Silva – também cabeleireiro – abriu as portas há 10 anos e hoje já fatura 8 vezes mais do que em seu primeiro ano.Uma pausa transformadora na rotina corrida e estressante de São Paulo. Essa é a proposta do Studio Lorena, um espaço pensado nos mínimos detalhes para que seja possível vivenciar e experimentar a beleza em suas múltiplas formas.

Localizado no coração dos Jardins, na capital paulista, o salão dirigido pelos empresários Fernanda Monteiro Queiroz – administradora de formação - e Luiz Carlos da Silva – também cabeleireiro – abriu as portas há 10 anos e hoje já fatura 8 vezes mais do que em seu primeiro ano.
 

“A gente lida com a beleza em todos os seus aspectos”
 

Todo este sucesso tem motivos: o espaço é reconhecido no mercado por sempre estar à frente de seu tempo, tem profissionais treinados para um atendimento impecável e vem desempenhando com excelência a proposta de ser um refúgio urbano.

“Fomos inovadores! Vestimos na alma, desde o início, algo que hoje todo mundo fala: a valorização da experiência. A gente lida com a beleza em todos os seus aspectos garantindo leveza, boa energia e bem-estar, porque acreditamos que a beleza vem de dentro”, explica Fernanda.
 

“Os clientes são protagonistas em qualquer tipo de atendimento”
 

Um pouco de história

A idealizadora do Studio Lorena conta que desde o começo, o sonho dela e de Luiz era propor algo diferente de tudo o que estava disponível no mercado em termos de serviços de beleza.

“Sempre fomos muito da experiência, do sentir. E queríamos ser low-profile, deixando nossos clientes como protagonistas em todo e qualquer tipo de atendimento”.

A proposta foi perseguida com afinco e muita dedicação. Hoje, quando chega para trabalhar, Fernanda entra em um espaço bem consolidado, silencioso, com muito verde e obras de arte em todos os cantos, 60 pessoas na equipe - entre funcionários, colaboradores e parceiros – e clientes satisfeitos. Mas, ela lembra que chegar onde está foi um desafio.

“Quem está aqui também carrega na alma a nossa cultura”
 

“A gente vem percorrendo um caminho muito difícil porque empreender no Brasil não é fácil. A gente via o sonho e sabia como queria, mas, não era simples colocar tudo de pé, nem encontrar parceiros dispostos a lutar com a gente. Hoje, o mercado já evoluiu muito. A formalização e profissionalização de setor assim como a busca da clientela por experiências reais e diferenciadas são pontos altíssimos e que jogam a nosso favor”, explica.

Conceito

O conceito do Studio Lorena de diminuir o ritmo, ter percepções diferenciadas e novas sensações é sentido desde a entrada – quando se é recebido com um chá natural - e em todo e qualquer detalhe – desde os livros de arte e cultura deixados à disposição dos clientes até mensagens como “a beleza vem de dentro” impressas nos espelhos – ou serviço.

O conceito do Studio Lorena de diminuir o ritmo, ter percepções diferenciadas e novas sensações é sentido desde a entrada – quando se é recebido com um chá natural - e em todo e qualquer detalhe – desde os livros de arte e cultura deixados à disposição dos clientes até mensagens como “a beleza vem de dentro” impressas nos espelhos – ou serviço.
 

“Não é mais possível para ter padrões rígidos de beleza”
 

O salão boutique, que nasceu com a proposta de ser refúgio urbano, está instalado em um ambiente amplo, com pé direito alto e estilo marcante. “A nossa busca foi por um lugar onde fosse possível criar espaços que se complementassem, mas que fosse silencioso e não se tornasse um salão enorme. Assim, entendemos que a pausa transformadora seria uma realidade e que todos os nossos clientes se sentiriam à vontade, como em casa mesmo”, define a empresária e administradora do Studio Lorena.

Sustentabilidade

Outra marca impressa no DNA do Studio Lorena é a sustentabilidade. Desde a entrada, é possível perceber que todas as escolhas – seja de decoração, hábito ou produtos - levam também em consideração o bem-estar do planeta.

Fernanda conta que sempre teve este aspecto em mente, mas que colocar as coisas em prática não é uma tarefa fácil. “Produzimos uma quantidade enorme de lixo e demoramos a conseguir descartar de uma forma sustentável. Tive muitas dificuldades para encontrar um parceiro para viabilizar isso, mas hoje estamos com o Projeto Beleza Verde, que destina 85% do lixo produzido pelo salão. Além disso, trocamos a parte de iluminação por luzes econômicas, com conscientização conseguimos economia de água e seguimos neste caminho”.

Quebra de padrões

Outro ponto que mostra que o negócio comandado por Fernanda e seu sócio está totalmente alinhado ao momento atual do mundo é a quebra de padrões e paradigmas de mercado, tendo o cliente como o principal ponto de referência para nortear o foco trabalho.

Quebra de padrões  Outro ponto que mostra que o negócio comandado por Fernanda e seu sócio está totalmente alinhado ao momento atual do mundo é a quebra de padrões e paradigmas de mercado, tendo o cliente como o principal ponto de referência para nortear o foco trabalho.

“Não é mais possível para ter padrões rígidos de beleza. Vemos hoje uma geração ansiosa, que quer eficiência e não aceita mais isso. E padrões pré-estabelecidos vão contra tudo o que a gente acredita, porque não adianta eu tentar vender algo que não serve porque a cliente vai para casa mais angustiada e esse é o oposto do nosso objetivo”, detalha a empresária.

Treinamento, parceria e dedicação

Mas, nenhuma empresa dá certo sem pessoas trabalhando em sintonia e engajadas com o mesmo objetivo. Neste ponto, Fernanda é simples, clara e objetiva. “Quem está aqui conosco, está porque também carrega na alma a nossa cultura e ela está baseada na crença no poder de um sorriso, de uma delicadeza, de energia, de troca, de toque. Nós gostamos de servir, atender, agradar e fazer com que todos que entrem aqui se sintam bem, acolhidos e encantados”.

Para que compreendam e passem a carregar e disseminar o conceito do salão, todos os funcionários e colaboradores do Studio Lorena passam por treinamentos anuais. “Assim lapidamos nossas joias. Capacitamos cada um para que se encaixem perfeitamente em nossa cultura organizacional. São treinamentos em diversas esferas, como por exemplo luxo e detalhes, real experiência, stylist para compreender a importância de se apresentar e como isso te valoriza como profissional, massagem, etc”.

Os serviços oferecidos no Studio Lorena são corte, coloração, maquiagem, pedicure e manicure. Profissionais interessados em fazer parte do time de Fernanda devem entrar em contato com a equipe pelos canais de comunicação listados no site http://www.studiolorena.com.br

Studio Lorena: modelo de negócio visa pausa na rotina estressante