19 de junho de 2020

Setor de beleza se une pela retomada consciente

O segmento de beleza profissional nunca esteve tão movimentado e motivado. Nestes tempos difíceis para todos, a união tem sido o ingrediente que conecta profissionais, gestores, donos de salão, indústria, em prol de melhorias e crescimento. No começo do mês de junho vimos ações tão contundentes pró lei salão parceiro que uma votação por sua nulidade ou não conseguiu ser adiada para 2021. Agora foi a vez de uma ação em massa para a chamada retomada consciente para o trabalho e reabertura dos salões de beleza.

Tendo como palco a Avenida Paulista, localizada em área símbolo da cidade de São Paulo, centenas de profissionais de beleza, devidamente paramentados e protegidos, organizaram uma ação de corte de cabelo em massa, mostrando que a face da beleza consciente. “O objetivo desta grande manifestação foi mostrar que sabemos o que é segurança sanitária e estamos prontos para seguir todas as recomendações para um atendimento seguro. O fechamento dos salões impactou muito financeiramente e a beleza está pedindo socorro”, explica um dos líderes e mentores das ações, Luis César Bigonha, Presidente do Beleza Sindical. “Todos nós reconhecemos a importância do distanciamento, das regras sociais que mudaram, mas o setor de beleza pede ajuda para voltar a trabalhar. Não estamos agindo de forma imprudente, ao contrário, queremos mostrar que estamos muito bem preparados para o enfrentamento da próxima fase desta crise mundial. Com o respeito aos cuidados necessários, o trabalho do profissional de salão é seguro”, complementa outro idealizador do movimento, Márcio Michelasi, Presidente do Sindicato Pró-Beleza Brasil.

“Foi algo muito bem organizado, que nos deu orgulho. Tanto que encaminhamos vasto material de divulgação da manifestação para a Intercoiffure Mondial para que o mundo todo possa ver do que a beleza profissional brasileira é capaz. A entidade está presente em 55 países e esperamos que todos reconheçam o trabalho que foi feito aqui pelos sindicatos, profissionais e gestores”, celebra Paulo Cordeiro, Presidente da Intercoiffure Brasil.

As redes sociais das entidades organizadoras bombaram com milhares de comentários positivos pela ação. O que se espera agora é que o pleito da retomada seja visto por um outro viés e que a reabertura ocorra mais rapidamente do que tem sido planejada. Embora o movimento tenha sido realizado em São Paulo, espera-se que ele seja uma inspiração para todo o país.

Matéria de Deise Garcia, site HM