08 de dezembro de 2020

Salão de beleza na pandemia: quais os cuidados necessários com a desinfecção para voltar a frequentá-los



Desafio dos proprietários de salões para reconquistar a clientela é mostrar que os estabelecimentos foram reabertos sob condições de higiene e desinfecção, garantindo ambiente seguro e livre de vírus. Precauções em relação aos resíduos de matéria orgânica, que podem levar à disseminação da Covid-19, devem ser redobrados 


Fechados por quase quatro meses por determinação do Governo estadual para conter o avanço do coronavírus, os salões de beleza estão retomando gradualmente suas atividades em São Paulo com a flexibilização da quarentena e se adequam às diretrizes sanitárias para voltar a abrir as portas ao público. Por se tratar de serviço que exige contato físico e por ser local com resíduos de cabelos e unhas, uma das principais medidas do setor é a desinfecção correta do ambiente e de seus equipamentos, utensílios e acessórios, fundamental para que o consumidor se sinta seguro em voltar a frequentar o local. Seguindo rígidos protocolos de limpeza e desinfecção, o salão Mauriciu´s Hair Studio, em São Paulo, iniciou no mês de setembro a biodesinfecção de seu espaço por meio da tecnologia inovadora chamada Nocotech, um sistema de geração por vapor seco que distribui as soluções biodesinfetantes em cada centímetro quadrado sem deixar residual úmido, capaz de matar vírus e bactérias com ação antimicrobiana e antifúngica. A solução, efetiva contra o coronavírus, aprovada pela Anvisa, é ideal não só para este momento de pandemia, mas também para eliminação de outros microorganismos, como fungos e bactérias inerentes ao ambiente de um salão de beleza.

A DeVant Care, empresa especializada em soluções automatizadas de biodesinfecção de ambientes e superfícies, é a responsável pelo processo de desinfecção, que complementa o protocolo de medidas preventivas do setor. “Cuidar da beleza física também é cuidar da nossa saúde. Mas é imprescindível que todo salão de beleza siga cuidadosamente os protocolos de limpeza e biodesinfecção, se possível, várias vezes por dia. Ambientes bem ventilados também auxiliam na redução da carga de microorganismos, sejam eles quais forem”, diz Ivam Cavalcante Pereira Jr., Diretor Executivo da DeVant Care. 

O Mauriciu´s Hair foi readaptado para o novo atendimento, desde a reorganização da agenda para tornar possível manter número limitado de pessoas no local para cortar cabelo, fazer as unhas ou em outros tipos de procedimentos, até os cuidados redobrados com higiene e a limpeza nos acessórios, utensílios e equipamentos. “Todos os profissionais atuam com máscaras, temos dispensers de álcool gel e a cada uso, higienizamos com álcool etílico 70% as superfícies para garantir a segurança necessária e nossos materiais são limpos e higienizados a cada uso”, diz Mauricio Costa, proprietário do salão. Para ele, a desinfecção do salão é mais uma estratégia para recuperar o número de atendimentos pré-pandemia. “Muitos clientes têm receio de vir ao salão para a realização de qualquer procedimento. Esperamos que com a reabertura, gradualmente possamos alcançar o número de atendimentos que tínhamos anteriormente”.

Correta desinfecção
Além de seguir os protocolos do setor, que se aproximam aos de clínicas de atendimento e até de hospitais, os proprietários de salões de beleza devem se atentar a outros cuidados, como o compartilhamento de escovas, pentes e tesouras e a utilização de máquinas de corte de cabelo e seus pentes para mais de uma pessoa. “O uso entre mais de uma pessoa para o mesmo item são culturas que devem ser abandonadas. Estes materiais devem ter uso individualizado e, na impossibilidade, muito bem limpos para que possam ser usados por outros clientes. Os utensílios de manicures, em geral, já são individualizados, contudo, devem ter atenção redobrada quanto à individualização e limpeza”, salienta Ivam da DeVant Care. “Em especial, o secador: o coronavírus pode ser espalhado no ambiente por meio da utilização do secador, pois ele tem a ação similar a de um sistema de ar condicionado, só que, muitas vezes mais concentrado”.  

Ivam Cavalcante alerta que alguns salões têm utilizado soluções nocivas à saúde para desinfetar as superfícies, com compostos contendo amônia e quaternários de amônia. “De acordo com a ECHA (Agência Europeia de Químicos), a amônia causa queimaduras na pele, lesões oculares graves, irritação respiratória, além do líquido ou vapor serem inflamáveis”.

O conceito Nocotech, reconhecido pela ANVISA, é constituído do equipamento de aplicação automatizada (sem qualquer intervenção humana), aliado às soluções de biodesinfecção, que cobre, com visão 360º, ambientes e as superfícies. A aplicação, que deve ser feita, no mínimo, diariamente, não leva mais de 10 minutos para ambientes com o tamanho do Mauriciu´s Hair Studio, de 66m². Após o correto processo de limpeza no espaço e também nos utensílios e acessórios do salão de beleza, qualquer item no ambiente ou superfícies em contato com a solução desinfetante, será desinfetado. 

A DeVant Care é parceira exclusiva no Brasil da Oxy’pharm, empresa que desenvolveu a tecnologia Nocotech, já presente em mais de 85 países e validada por meio da normativa NF T 72:281-2014 de forma a garantir consistência na aplicação, proporcionando efetiva desinfecção de ambientes e superfícies por via aérea para a efetiva morte de bactérias, fungos, microbactérias e vírus, incluindo a Covid-19. Apenas 30% das soluções passam nos critérios da avaliação. Além disso, a solução não deixa qualquer residual seco ou úmido, garantindo que não há crescimento e resistência de microorganismos pós-aplicação. Ainda, sua formulação eco-friendly é biodegradável, não tóxica, não alérgica e não corrosiva.

“A adição da cultura de limpar e desinfetar constantemente é algo que deve se tornar cultural para tudo. “A pandemia nos ensinou que não fizemos isto bem e precisamos estar conscientes de que, apesar de todo o histórico trágico que nos trouxe, também nos ensinou”, finaliza o Diretor Executivo da DeVant Care.

PERFIL - DEVANT CARE
A DeVant Care é uma empresa provedora de soluções de limpeza e desinfecção, com portfólio de consumíveis, containers, equipamentos, mobiliário, transporte de produtos para saúde, projetos, coletores de perfuro cortantes e biodesinfecção de ambientes e superfícies, fundada em 2017 pelo executivo Ivam Cavalcante. Noventa por cento do seu portfólio é importado de parceiros da Alemanha, França, Turquia e China e, em breve, dos EUA. Conta ainda com fornecedores nacionais e a maior parte dos seus produtos são exclusivos. Sua rede de distribuição está espalhada em todo o território nacional e tem hoje cerca de 600 clientes ativos, entre eles o Hospital Santa Catarina, Hospital Santa Joana e o Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo. A DeVant Care é parceira exclusiva no Brasil da Oxy’pharm, empresa que desenvolveu a tecnologia Nocotech de biodesinfecção de ambientes e superfícies, já presente em mais de 85 países e que agora chega ao país.
 
Informações para a Imprensa – DEVANT CARE
COMMUNICA BRASIL
Marcela Martinez – marcela@communicabrasil.com.br / (11) 98672-6959
Fátima Robustelli – fatima@communicabrasil.com.br / (11) 94169-7148
Andrea Funk - andrea@communicabrasil.com.br / (11) 99173-9120 
www.communicabrasil.com.br