31 de dezembro de 1969

Os benefícios do laser na medicina estética

Os benefícios do laser na medicina estética



Os benefícios do laser na medicina estética

A Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC), promoveu no último dia 4, em São Paulo, a palestra “Rejuvenescimento Facial à Laser na Plástica e Dermatologia”, apresentando as mais modernas técnicas, voltadas especialmente para homens e mulheres a partir dos 30 anos.

Atualmente a medicina estética dispõe de vários tipos de tratamentos feitos à laser que vão atuar de forma específica no problema do paciente. O cirurgião plástico e presidente da SBLMC, Charles Yamaguchi (foto), explica que dentre as principais vantagens de se usar o laser nos tratamentos de rejuvenescimento facial é a recuperação do paciente no pós-operatório que é mais rápido e muito menos doloroso, além de ser menos agressivo aos danos teciduais.

“Os cortes feitos durante uma cirurgia plástica rompem vasos e causam inchaços, sangramentos e hematomas, a aplicação de laser nas áreas abertas vai coagular estes vasos, diminuindo a incidência de sangramentos, inchaços e hematomas”, explica o Dr. Yamaguchi.

Segundo o médico, o tipo de aplicação é feia de acordo com os níveis de envelhecimento da pele. Quando a pele está mais envelhecida ou apresenta cicatrizes de acne indica-se o tratamento com o laser CO2, A aplicação deste laser vai fazer um peeling, retirando a pele envelhecida e o próprio organismo faz uma pele nova. Após a aplicação cria-se uma crosta que cai, deixando somente a pele nova, que a princípio tem um tom avermelhado. Por ser um tratamento mais forte sua recuperação demora de 2 a 3 meses. Durante este tempo a pessoa deve usar protetores solares, hidratantes e clareadores.

Os métodos não ablativos (onde não é retirada a pele), são indicados para manchas, rugas, vasos, e peles com pouco envelhecimento, podendo ser feitos por homens e mulheres a partir dos 30 anos, dependendo dos problemas apresentados pelo paciente.

“Para estes tratamentos podemos usar vários tipos de laser que vão agir somente na área afetada, são muito menos agressivos e sua recuperação, em alguns casos, é de um dia ou no máximo 15. Um exemplo é o tratamento para retirada de manchas faciais, onde podemos usar vários tipos de laser como o Rubi ou Alexandrita, que vai afetar somente as células que estão com o pigmento, que vão explodir com o feito do calor sem afetar as células normais, nestes casos a recuperação é imediata. Em casos de vasos pode ser usado o ND:YAG – Laser por hemoglobina, que vai fazer com que o vaso absorva a energia do laser fechando ou explodindo”.

Dr. Charles Yamaguchi alerta que todos estes tipos de tratamentos à laser devem ser feitos por profissionais especializados e com acompanhamento médico. No caso do CO2, somente médicos podem fazer a aplicação e em centros cirúrgicos.

Evitar o sol, usar sempre protetor solar, hidratantes, cremes com vitamina C, fazer pelo menos uma vez por mês uma limpeza de pele e não fumar são algumas dicas do médico que vão prevenir o envelhecimento e evitar alguns tipos de problemas.

Serviço:
Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC)
(11) 3242-0235
www.sociedadedelaser.com.br