31 de dezembro de 1969

Os benefícios da argila no tratamento estético

Os benefícios da argila no tratamento estético



Os benefícios da argila no tratamento estético

* Por Kátia Nunes

Encontrada na natureza, desde a Antigüidade, a argila tem-se apresentado como um poderoso aliado da Medicina e da Estética. Verde, branca, rosa, vermelha, bege ou amarela, quando utilizada corretamente, apresenta resultados fantásticos nos tratamentos cosméticos.

Acreditavam os egípcios que argila nada mais é do que barro / terra, um dos melhores remédios que existem na natureza. A terra tem capacidade de absorver impurezas do nosso organismo, purificar e refrescar, aliviando febres, cicatrizando feridas, eliminando dores, acalmando os nervos e recuperando células doentes. O efeito essencial da terra reside, sem dúvida alguma, na sua capacidade de absorção. Ela absorve os princípios vitais do sol, da água e do ar, constituindo-se num poderoso agente de recuperação física.

As terapias à base de argila têm vasta aplicação na área Estética. Existem vários tipos de argila e sua composição química não se altera muito. As diferenças mais sensíveis dizem respeito à procedência, pureza e concentração de seus elementos. A argila é retirada de solos profundos, são micronizadas e purificadas para utilização, algumas também são esterilizadas com raios gama com comprimento de onda suficiente para eliminar bactérias. As argilas mais utilizadas nos tratamentos estéticos são a verde, a rosa e a branca.

Os principais efeitos obtidos com argila nos tratamentos
estéticos são:

• Ação ativadora da circulação sangüínea: quando aplicada sobre a pele, promove um aumento da circulação superficial, favorecendo maior aporte de oxigênio e nutrientes necessários ao metabolismo celular, trazendo benefícios a diversos tratamentos em estética, como envelhecimento cutâneo, acne, celulite, flacidez etc.

• Ação desintoxicante: funciona como desintoxicante metabólico capilar, facial e corporal. Quando aplicada na superfície cutânea, ela estabelece um sistema de troca, onde retira as impurezas da pele, deixando, em troca, elementos naturais indispensáveis ao metabolismo orgânico. Nos cabelos, a argila tem ação sebo-reguladora e estimulante do crescimento dos fios. No corpo age como depurativo e desintoxicante, além de promover a lipólise. No rosto tem ação cicatrizante, secativa e tensora, sendo excelente para peles asfícticas.

• Ação microabrasiva da camada córnea: possui partículas micronizadas capazes de efetuar uma esfoliação suave na superfície cutânea, permitindo uma homogeneização da pele (esfoliante suave ou peeling biológico).

Os tratamentos estéticos realizados com argilas associadas a cosméticos indutores, também chamados de Desintoxicação Metabólica, apresentam excelentes resultados. Como favorecer a reprodução celular integral, afina e clareia a pele; estimula a circulação sangüínea e linfática integral (sangue e água); microabrasão da camada córnea (esfoliação biológica); fornece sais minerais e oligoelementos; promove a reconstituição dos tecidos; transmite energia e estimula as funções dos órgãos; tem efeito calmante e elimina bactérias; combate inflamações e inchaço; ajuda a melhorar a aparência estética da pele com psoríase por sua ação cicatrizante e regeneradora; reduz a massa corpórea; entre outros.

* Kátia Silva Nunes é professora de Estética e Consultora Técnica da Dermo Hair Cosméticos