03 de agosto de 2022

O Visagismo através do relato de um cliente

por Robson Trindade

Na sociedade atual, a arte visagista se faz extremamente importante, à medida que proporciona e revela um maior autoconhecimento da imagem, da personalidade, das emoções e do contexto social a cada cliente. Sendo, atualmente, a principal referência na área do Brasil, e um dos pioneiros nessa ciência no país, atendo em meu estabelecimento comercial, pessoas das mais variadas personalidades e interesses, mas todas com algo em comum: a busca pelo maior entendimento pessoal através de  consultorias. 

O ator e cantor Matheus Braga, de 19 anos, é um desses clientes. Em seu relato, ele destacou alguns aspectos físicos e de sua personalidade que foram desvendados a partir do visagismo. Segundo ele, na questão da harmonização facial, a proporcionalidade em suas feições foi algo bastante apontado, o que indica equilíbrio, característica essa que é refletida em sua personalidade.

Além dessa, outras potencialidades e fragilidades foram indicadas ao jovem em suas duas consultorias. Entre suas maiores qualidades, destacam-se o espírito protetor, a expressividade e o comprometimento. Por outro lado, sua repressão, obsessão e combatividade foram apontadas como alguns de seus detalhes a serem amenizados. 

 De acordo com Matheus, a consultoria foi de suma relevância em sua vida pessoal e profissional, sobretudo por tê-lo feito entender sua personalidade da melhor maneira possível, conseguindo, assim, potencializar suas qualidades e minimizar suas vulnerabilidades.

No trabalho, o visagismo o auxiliou a melhorar suas interpretações - musicais e dramatúrgicas - investindo em suas expressões e em seu compromisso com a arte. Além de tal vantagem, o diagnóstico dos aspectos negativos foi importante para Braga nas relações interpessoais em seu ofício, visto que, devido ao autoconhecimento, ele conseguiu se tornar uma pessoa mais compreensiva, deixando de lado seus traços obsessivos e repressivos.

E, assim, como dizia Oscar Wilde, a vida imitou a arte, já que no âmbito pessoal o rapaz utilizou desses ensinamentos em seus relacionamentos.

Ainda, a experiência da consultoria auxiliou de maneira impactante na construção da imagem do ator e cantor. Isso porque foi através dela que tomou conhecimento a respeito das roupas, acessórios, penteados e tons que melhor combinariam com sua personalidade, ajudando na adequação e ratificação de sua identidade. 

Matheus entendeu que as consultorias foram um marco essencial para o desenvolvimento de seu caráter. Hoje, em sua opinião, graças às consultorias, ele se tornou uma pessoa melhor, pois visagismo é sinônimo de evolução, expansão e ciência. A partir de sua experiência, o artista concluiu que se precisasse definir visagismo em uma só palavra, essa seria conhecimento.

Mostra-se, portanto, que no contexto social em que a imagem e a impressão que são passadas para os outros são extremamente importantes para a construção das relações interpessoais, o visagismo é imprescindível para a realização de tais objetivos, sendo fortemente recomendado para aqueles que buscam um maior desenvolvimento e êxito pessoal e profissional.