31 de dezembro de 1969

Nas mãos de Nakanishi, as melhores cabeças de Brasília

Nas mãos de Nakanishi, as melhores cabeças de Brasília



Nas mãos de Nakanishi,
as melhores cabeças de Brasília

O salão é verdadeiramente iluminado. Construído em meio a muito verde, com paredes de vidro e muito branco, o Helio Diffusion des Coiffeurs, em Brasília, reflete o espírito de seu criador, o coiffeur Helio Nakanishi. Basta andar pelas amplas salas de atendimento para constatar que o sorriso espontâneo que se percebe nos olhos e nos lábios de todos os funcionários – e que envolve as clientes numa rede de simpatia e confiança – denota muito mais do que atenção e treinamento. As atitudes da equipe refletem uma quase devoção ao homem que lidera esta rede de salões com um senso extremo de humanidade e de profissionalismo. E não é por acaso que o imenso ideograma japonês estampado na entrada do salão, com o nome de Nakanishi, pode ser interpretado também de forma mais ampla: Hélio Nakanishi, o sol que brilha no centro-oeste.

Nascido no Paraná e segunda geração dos primeiros japoneses que chegaram ao Brasil, Hélio Nakanishi transferiu-se para Brasília há 23 anos, justamente em busca de seu lugar ao sol. Na fusão cultural brasiliense ele encontrou motivação para desenvolver seu trabalho e acabou construindo não apenas uma das mais famosas redes de salões de beleza do país, mas também uma reputação invejável, que passa pelo eixo Rio-São Paulo e chega até Nova Iorque, Paris, Londres e Milão.

O amadurecimento profissional o conduziu à uma visão empreendedora, geradora de empregos e cidadania. Formou, juntamente com 15 sócios, uma equipe que hoje inclui cerca de 300 pessoas, oferecendo a todos capacitação e formação profissional. Atualmente, a rede de Hélio Nakanishi está estrategicamente localizada em seis diferentes pontos de Brasília e representada por três bandeiras: o salão Helio Diffusion des Coiffeurs, no Lago Sul; os salões Metamorphose e o Tenshi – Centro de Formação e Aperfeiçoamento Cabelo e Maquiagem, onde desenvolve um grande trabalho social, através de projetos na capacitação profissional, valorizando e reforçando a imagem do profissional de beleza, formando cidadãos comprometidos com uma visão transformadora.

Os salões da Equipe Helio Cabeleireiros apresentam uma estrutura diferenciada de atendimento, que inclui tanto os serviços usuais a um centro de estética e massagem, quanto as mais modernas técnicas e processos próprios de coloração, terapia capilar, recondicionamento térmico e outros. Mas ainda há mais. Transparece em todas as unidades a preocupação em exceder expectativas, em criar ambientes agradáveis e sintonizados com o perfil da clientela. O salão instalado dentro de uma academia de ginástica, num shopping center de Brasília, funciona todos os 7 dias da semana, das 7:30 às 22 horas, acompanhando o ritmo acelerado de seus clientes. Já a casa do Lago Sul conta com amplos ambientes de atendimento, um color bar (onde a cliente analisa com o profissional as várias opções de tintura à disposição) e uma ala VIP para atendimento de noivas, clientes especiais e personalidades do mundo político de Brasília. Agrega a seus serviços também um amplo lounge com cafeteria e área para exposições de arte, onde podem ser apreciadas peças da artista plástica Maria Guilhermina, Cris Conde, Romero Britto e do paisagista Cássio Veiga. “Todo nosso trabalho tem uma única finalidade: conduzir a cliente à uma real sensação de felicidade. Se ela sentir-se feliz, será naturalmente bonita”, afirma Nakanishi.