12 de setembro de 2022

Grupo Stylebar inaugura escola de beleza profissionalizante

Idealizado pelas sócias e amigas Gisela Prochaska e Deborah Paulino, o Stylebar foi criado em 2018 e consolidou o conceito de bares de beleza no país, oferecendo um salão descontraído para clientes com pouco tempo disponível. O espaço apresenta um cardápio de serviços rápidos de escova, penteado, maquiagem, manicure e pedicure.

Atualmente com 5 unidades em São Paulo e com projeto de crescimento para mais 10 franquias em 2023, as sócias visam a expansão do negócio, olhando agora para o pilar social e de formação profissional. Assim nasce a StyleAcademy, escola de beleza focada na formação profissional de cabeleireiros, maquiadores e manicures capitaneada por Deborah e desenvolvido por sua filha, Bianca Paulino.

“A escola surgiu com o propósito de formar profissionais para o mercado da beleza, incentivando o empreendedorismo e empoderamento feminino. Acreditamos que por meio da educação conseguimos fornecer a base para as pessoas obterem sucesso em suas vidas, tanto no âmbito profissional quanto financeiro. Para isso, a grade pedagógica foi detalhadamente desenhada, contando com cursos técnicos, financeiros, culturais e comportamentais, para que os profissionais possam ter toda base necessária para ingressar em um dos mercados que mais crescem no Brasil” conta Bianca Paulino, diretora da StyleAcademy

FORMAÇÃO PROFISSIONAL  

A escola oferece cursos profissionalizantes para todas as competências nos módulos Cabelo, Maquiagem e Unhas. Um dos grandes diferenciais da StyleAcademy é que ela oferece uma profissionalização completa, não só com cursos de beleza, mas com preparo na área de finanças básicas pessoais, além de curso de ética e cultura. O aluno aprenderá a trabalhar de forma personalizada, oferecendo um atendimento mais humanizado e buscando a beleza sob medida de cada um.  

Dentro do módulo Escova e Penteado, serão apresentados fundamentos básicos de história do penteado, estrutura dos fios, tipos de cabelos, noções de visagismo, escova e ferramentas de calor (chapinha, babyliss etc.) dentro do primeiro módulo. No módulo 2, o foco é em reparação com chapa frisadora, fitagem com alta fixação e técnicas especiais para todos os tipos de penteados. Já no curso profissional, alunos aprendem técnicas para penteados de noivas, produção para fotos e vídeos além de todos os penteados do catálogo do Grupo StyleBar. 

No curso de Maquiagem, o módulo 1 oferece uma introdução ao viagismo, colocação pessoal, colorimetria, imagem pessoal e tendências, além de história da maquiagem. Dentro do módulo dois, o aluno aprende tipos diferentes de pele e cobertura, técnica olhos e cílios. Por fim, no último módulo, é ensinada a maquiagem profissional para diferentes eventos, maquiagem corretiva e maquiagem contemporânea com foco nas últimas tendências. 

E finalmente, no curso de Unhas, o primeiro módulo traz aula introdutória e história, apresentação de materiais e produtos, normas de biossegurança, técnicas e tratamento, identificação de doenças e aula prática. O módulo 2 já introduz teorias técnicas, desenhos, nail art e esmaltação em gel. E o terceiro módulo faz um aperfeiçoamento de técnica gel e desenhos. 

A frente da direção técnica e criativa da StyleAcademy está Tatiana Alves (@tatmake), reconhecida como uma das 10 melhores maquiadoras do Brasil. Responsável pela metodologia de ensino da escola, Tati é formada em diversos cursos e especializações em beleza e autoconhecimento, com destaque para curso de Maquiagem pela escola Embelezze; Arte, história e sociedade pela Escola Panamericana de São Paulo; Morfopsicologia pelo Instituto Fábio Pellozzo; Consultoria de Imagem pela faculdade Belas Artes; Visagismo pelo Instituto MIL.  

Com 14 vagas por turma e horários disponíveis na parte da manhã, tarde e noite, a escola totaliza uma capacidade para 300 alunos. Os alunos StyleAcademy terão a possibilidade de já ingressar no mercado de trabalho, após formados, estagiando e construindo sua carreira no Grupo Stylebar. 

StyleAcademy começou a funcionar em setembro e está localizada no marco Zero de São Paulo, em casarão histórico de 600m2 na Praça da Sé. As matrículas já estão abertas, com formulário disponível no site. E qualquer um pode se inscrever, não é necessária experência profissional ou curso prévio.  

PRONTA PARA O FUTURO  

Dentro do pilar social, a novidade é a abertura do Instituto Pronta para o Futuro, projeto de inclusão social que busca oferecer ao público de baixa renda acesso a cursos profissionalizantes na área de beleza, para formar profissionais capacitados, incentivá-los a se tornarem excelentes em suas habilidades e conquistarem sua independência financeira, seja por meio de uma profissão ou empreendendo em seu próprio negócio.  

“A ideia de fundar o Instituto nasceu da percepção de que, apesar do mercado possuir vagas disponíveis, muitos profissionais de beleza não conseguem colocação por falta de qualificação formal. Os altos custos de cursos especializados reduzem a chance de emprego de muitas pessoas. Assim nasceu o Pronta para o Futuro, com apoio da StyleAcademy” explica Bianca.   

A ONG terá a primeira turma em janeiro, e as seletivas começam em setembro. Os módulos têm duração de 3 meses, com carga horária de 144 horas, aulas de 4 horas por dia, 4 vezes na semana. Além das 14 horas, será exigido um mínimo de 24 horas em laboratório e estágio como aprendiz.