09 de maio de 2018

Campeonato OBC HAIR COMPETITION: da Hair Brasil para Paris

Entre os vários eventos que aconteceram simultâneos a HAIR BRASIL 2018 devemos destacar a 2ª edição do OBC HAIR COMPETITION - Campeonato realizado pela Organização Brasileira de Cabeleireiros (OBC), que teve suas finais no palco da feira nos dias 15 e 16 de abril. 

Disputadas em dois dias diferentes, as categorias de corte e penteados revelaram a alta competência dos 30 inscritos. Os dois vencedores ganharam, além de prestígio e reconhecimento, uma passagem para Paris para participar do Campeonato Mundial da Organização Mundial de Cabeleireiros (OMC), que acontece no segundo semestre, nos dias 8 e 9 de setembro de 2018.

“O sonho da OBC era participar do Campeonato Mundial em Paris, pois em 70 anos nunca tivemos uma participação sequer de equipes brasileiras. Por isso, fundamos a OBC com o intuito de filiação à OMC e em 2017 levamos 16 hairstylists para a competição”, conta Ronaldo Paduam, diretor de eventos da OBC.

A surpresa veio já na primeira participação. De acordo com Ronaldo, após 15 dias de treinamento na U.A.A.M.I, na cidade de Barletta (Itália), a equipe brasileira ficou em 10º lugar entre os 55 países participantes. “Na categoria By Night conquistamos a quinta posição e neste ano vamos mais uma vez a Paris. E os profissionais que venceram aqui vão se juntar à equipe para o campeonato mundial”, contou o Paduam.

As disputas que aconteceram durante a HAIR BRASIL 2018 englobaram categorias masculina, com corte feminino, e feminino, com By Night, ambos com finalização. Ronaldo terminou prometendo surpresas para o ano que vem. “O Brasil estava completamente esquecido no cenário das competições e a feira nos ajudou a resgatar isso. No ano passado aconteceu a primeira edição do campeonato da OBC aqui dentro, agora novamente e em 2019 viremos com surpresas”.

O presidente da OBC, o italiano Rino Farano, tri campeão mundial de corte pela OMC – Organisation Mondiale Coiffeur, ressaltou a importância de difundir no Brasil essas competições. “Os campeonatos são de grande tradição na Europa e no Oriente médio e estimulam a criatividade e dão visibilidade ao talento dos profissionais.” A expectativa da OBC  é melhorar a participação do Brasil no mundial de Paris em relação ao ano passado, quando o Brasil alcançou o 8ºlugar geral entre 55 países competidores. “O profissional da beleza do Brasil logo estará entre os melhores do mundo” finalizou Farano.


VENCEDORES

“Eu estou muito feliz e a importância de um campeonato, seja ele nacional, regional ou internacional é sempre o reconhecimento que recebemos. Ontem mostrei um corte feminino em bobe curto, o que é uma tendência para o dia a dia. A naturalidade foi a minha maior inspiração e acredito que isso tenha chamado a atenção dos jurados, o que me levou a ser o campeão aqui” - Claudinho Formiga (Sousa / PB) – Vencedor na categoria Corte Feminino com Finalização. 

“Participar de um campeonato como esse é muito legal e eu estou extremamente feliz de ter conquistado este primeiro lugar. Foram vários dias de treinamento e cheguei onde eu queria. São 16 anos trabalhando com cabelos e para mim este foi um momento único. Foi minha primeira participação em uma competição e comecei com o pé direito” - Érica Regina Magalhães (Capivari / SP) – Vencedora na categoria By Night + Finalização.