31 de janeiro de 2020

Anderson Bueno: "conhecimento nunca é demais"

Anderson Bueno:

Um dos principais e mais premiados designers de maquiagem do Brasil estará no palco do Congresso de Maquiagem da Hair Brasil 2020, que acontece no domingo, 22 de março, segundo dia da Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética. Anderson Bueno é especialista em maquiagem para espetáculos e grandes eventos e une, com maestria, técnica e talento em seus trabalhos.

Formado em maquiagem e caracterização com Corinne Perez e em maquiagem artística no Stick Art Studio, de Barcelona (Espanha), Anderson passou por especializações com profissionais renomados como Beto França e Henrique Mello no Brasil; Bruna Nogueira, Dany Sanz, Nicoleta Skarlattos e a ganhadora do Oscar, Ve Neill, nos Estados Unidos.

"O que foi uma aventura, virou profissão"

Ao longo de sua caminhada assinou a caracterização/maquiagem de diversos espetáculos de sucesso nacionais e internacionais, dentre os quais estão "Uma Noite Com Yoko", “Frida Y Diego”, “Hair Spray”, “A Gaiola das Loucas” e o premiado "Hebe - O Musical". Mais recentemente, Anderson atravessou o Atlântico e assinou a caracterização da peça "A Dama Das Camélias" em Lisboa, Portugal. Além disso, foi consultor de beleza do reality show “Sob Medida”, programa exibido na Rede TV.

Em sua estante de premiações, coleciona prêmios de melhor caracterização, Prêmio Musical Cast, Prêmio Arte Qualidade Brasil e Prêmio Bibi Ferreira, a mais importante premiação do Teatro Musical Brasileiro.

"Sempre estamos aprendendo e descobrindo novas formas de usar a maquiagem"

Destaca-se também por um projeto de responsabilidade social que realiza há mais de 10 anos: o curso de auto maquiagem para pacientes em tratamento de quimioterapia, que leva para hospitais especializados no tratamento como é o caso do Sírio Libanês, Pérola Biyngton, Vila Nova Cachoeirinha e Nove de Julho.

Conversamos com Anderson para saber mais sobre sua história, a importância da educação e atualização e o que está preparando para sua participação na Hair Brasil Premium 2020.

Acompanhe a seguir:

Anderson Bueno: HB - O seu caminho no mundo da maquiagem é de encher os olhos. Quando descobriu este dom?
Anderson Bueno -
Tudo aconteceu por acidente! Eu trabalhava como assistente do fotógrafo Tadeu Augusto Loppara e um dia, em um trabalho importante, que não podia ser adiado, o maquiador faltou! O Tadeu virou é disse: "Vai lá e maquia ela!". E assim tudo começou! O que naquele momento foi uma aventura, virou profissão. 

HB - E como foi o caminho para chegar onde está?
Anderson Bueno - Eu sempre estive ligado ao teatro, então, não demorei muito a perceber que meu caminho seria na "Maquiagem Teatral". Porém, surgiu o Pérola Biyngton é aí descobri uma importância ainda maior para a maquiagem. 

"Maquiagem é muito mais do que uma simples pintura no rosto"

HB - Acha que já chegou no topo ou ainda tem mais para escalar?
Anderson Bueno -
Eu não acredito "no topo”! Eu acredito que sempre estamos aprendendo e descobrindo novas formas de usar a maquiagem. Sempre tem alguém que sabe mais do que você! Se pensamos que chegamos ao topo, isso quer dizer que deixamos de ser artistas, criativos. Mas, confesso que venho pensando em me aposentar (risos)!

HB - Qual dica de sucesso daria para os admiradores do seu trabalho?
Anderson Bueno -
Mente aberta, humildade, respeito e, principalmente, ÉTICA! 

HB - Você terá uma palestra no Congresso da Hair Brasil. Pode nos contar um pouco sobre o que está preparando?
Anderson Bueno -
Minha intenção é mostrar para os profissionais de beleza, que existe um universo gigante fora do salão de cabelereiro. Shows; teatro, performances, festas e muito mais! Maquiagem é muito mais do que uma simples pintura no rosto! 

"Conhecimento renova a nossa forma de ver as coisas"

Anderson Bueno: HB - Como enxerga a importância de estar no palco de uma feira que é voltada à educação e à qualificação profissional?
Anderson Bueno - 
Acho importantíssimo! Dividir conhecimento é fundamental para que possamos ter mais espaço para receber novas informações. 

HB - Para você, qual é a importância da educação e atualização constantes na profissão de maquiador?
Anderson Bueno - 
TOTAL! Conhecimento nunca é demais. Atualizar-se, buscar formas diferentes de aplicação, etc. Conhecimento renova a nossa forma de ver as coisas. 

HB - E qual é a importância de uma feira como a Hair Brasil,  voltada ao profissional, para o universo da maquiagem?
Anderson Bueno - 
Acho de extrema importância!!!  Os grandes eventos e congressos têm a função de aproximar os nossos profissionais daqueles que já traçaram um caminho. Muitos destes novos - ou mesmo profissionais que já têm uma carreira - nem sempre têm condições de financiar um curso por conta do valor, distância ou tempo.  Num congresso como este, você consegue se atualizar de maneira rápida e com profissionais diferentes.