16 de dezembro de 2019

A maquiagem como a transformação de vida

A maquiagem como a transformação de vida

Seu trabalho é de impressionar qualquer um pela perfeição de detalhes e técnica. A maquiagem artística foi o segmento que destacou o profissional Élison Medeiros dentro do mercado de beleza.

“Olhei para os pincéis e vi que podia criar meus próprios personagens”

Nascido no interior do estado do Paraná e hoje com 30 anos, Élison conta que sua trajetória de vida profissional tem luta e persistência como elementos essenciais para alcançar e realizar sonhos. Para alcançar o patamar onde está hoje, o maquiador sempre estudou muito e passou por diversos cursos, workshops e especializações em diversos segmentos dentro da área da maquiagem

“Na Hair Brasil pude enxergar que tudo é possível quando acreditamos”

Definindo a maquiagem como um meio de transformar vidas – inclusive a sua – Medeiros, que descobriu sua paixão aos 15 anos, ressalta que a educação é um caminho sem volta para quem busca reconhecimento profissional. “Sempre temos muito o que aprender”.

Conversamos com o maquiador que já confirmou sua presença na Hair Brasil Premium 2020 para saber mais sobre sua trajetória, projetos e a importância da qualificação profissional constante para atingir o sucesso.

Acompanhe a seguir:

Élison MedeirosHB - O que a maquiagem significa na sua vida?
Élison Medeiros –
Algo que vai muito além das fotos lindas e bem produzidas, da criação de personagens artísticos ou de simplesmente embelezar rostos. Fazer maquiagem significa participar de momentos únicos e ver sorrisos nascerem. Significa olhar nos olhos e ver que a maquiagem foi além da pele e transcendeu a alma. E é isso o que não tem preço. Minha maior satisfação é poder sentir e vibrar juntos a cada cor, textura e brilho no olhar. Com a maquiagem conseguimos criar sorrisos e é assim que toda a magia acontece.

“Maquiadores precisam de união para mostrar a força que têm”

HB - Como começou a sua história com a maquiagem?
Élison Medeiros -
Quando tinha 8 anos de idade comecei a dançar e nos bastidores de cada espetáculo me apaixonava pelas transformações e personagens criados com a maquiagem, isso começou a fazer meus olhos brilharem! Tive contato com os pincéis aos 15 anos e descobri que era aquilo o que eu queria para mim. Depois de um tempo parado, descobri que minha paixão por essa arte podia me fazer bem e desde então não parei mais. Hoje amo toda essa loucura de brilhos, tintas, pó, etc. Isso me faz bem e faz com que eu lute cada vez mais pelo meu trabalho.

HB- Pode nos contar um pouco do seu caminho até aqui?
Élison Medeiros –
Meu primeiro curso foi o pontapé para que me apaixonasse pela maquiagem e a busca pelo aperfeiçoamento sempre foi uma constante. Me formei na Escola de Beleza EFAC onde também fui professor de formação, fiz outras especializações na área como maquiagem para noivas, debutantes e madrinhas, especial pele negra e especializações de técnicas para olhos. Sobre os trabalhos, também foram diversos: agência de modelos, espetáculos de dança, TV local, etc. Por fim, me especializei em maquiagem artística na JMakeup, em São Paulo. Também participei de cursos e muitos workshops na Hair Brasil e ganhei dois prêmios pela Revista Casual de Curitiba. Hoje dou cursos, mas nunca paro de estudar, pois sempre temos muito para aprender.

“A Hair Brasil me ajudou muito ao me aproximar de grandes profissionais”

Élison Medeiros

HB - A maquiagem artística te destaca! Como descobriu a habilidade?
Élison Medeiros -
Eu sempre amei personagens, filmes de terror e fantasia. Quis então saber o que acontecia por trás de tudo aquilo e comecei a ver fotos,  acompanhar maquiadores que trabalham na área e me apaixonei. Olhei para os pincéis e vi que podia criar os meus próprios personagens. A minha primeira maquiagem artística foi em um espetáculo de dança, no qual fiz algumas fadas. Ainda era leigo, mas já amava brincar de maquiador. A partir daí comecei a buscar referências no Brasil e fora para adquirir conhecimento para trabalhar nessa área.

HB - Como você enxerga o mercado da maquiagem profissional no Brasil?
Élison Medeiros -
Hoje a maquiagem ganhou muito espaço com as divulgações nas redes sociais.  Temos maquiadores maravilhosos que se tornaram referência para muitos. O destaque também deve ser dado para o aprimoramento dos produtos e escolas que estão se especializando cada vez mais. O maquiador hoje tem nome e ganhamos grandes espaços artísticos, em festas grandiosas, eventos internacionais e até mesmo na televisão. Ainda temos muito a vivenciar neste espaço e para isso precisamos nos unir ainda mais para mostrar claramente a força que temos.

Élison Medeiros

HB – Sobre seus projetos profissionais, pode nos contar sobre eles?
Élison Medeiros –
Recentemente fui convidado para lançar uma coleção de roupas com minha arte estampada. Será a coleção Élison Medeiros - "Deixe a arte transparecer em você". Estou imensamente feliz e quero me dedicar mais a esse trabalho. Além disso, quero poder dar cursos e workshops em outros estados para mostrar um pouco do que sei e provar que sonhos são possíveis quando há luta e persistência.  Muita coisa também está sendo planejada para a maquiagem artística. E, claro, estudar e estudar muito para me aprimorar cada vez mais para poder realizar trabalhos com mais precisão e maestria.

HB - O que acha que a Hair Brasil agrega aos profissionais da beleza?
Élison Medeiros
- A Hair Brasil me ajudou muito! Ao ver grandes profissionais mostrando seus trabalhos, fiquei ainda mais focado nos meus. E quando falamod de maquiagem, sonhos e conquistas, é sempre importante ressaltar que devemos aprender e tirar proveitos de tudo. Através da experiência transmitida por cada profissional na feira me tornei um profissional melhor. Assim também pude enxergar que tudo é possível quando acreditamos.

HB - Podemos contar com você na Hair Brasil Premium 2020?
Élison Medeiros -
Com toda certeza! Sou um dos confirmados para a Hair Brasil Premium e será uma honra poder estar lá pata compartilhar conhecimentos e poder adquirir outros mais.