15 de setembro de 2015

15/09/2015

15/09/2015





Estética e as diferentes fases da vida

Por Isabel Piatti

A crescente demanda no segmento de saúde estética tem exigido dos profissionais da área que tenham um atendimento segmentado e personalizado para seu público. É aí que entram os tratamentos estéticos para as diferentes fases da vida, em que o profissional de saúde estética do século XXI precisa de conhecimentos específicos para poder escolher os melhores e mais adequados ativos e as corretas técnicas de aplicação.

FASE ASCENDENTE - TEEN

Considera o público entre os 14 e 20 anos, geralmente acometidos por alterações como acne e estrias, sendo que os tratamentos para acne estão entre os mais procurados por esse público. Considerada uma doença inflamatória, se manifesta em vários graus de intensidade. É mais comum na face, mas também pode aparecer no tronco superior, dorso e região superior dos braços. Caracterizada geralmente pela presença de comedões abertos e fechados, pápulas inflamatórias, pústulas, lesões conglobatas e, ocasionalmente, nódulos, cistos e cicatrizes.

O tratamento se dá com produtos que atuam em sinergia no excesso de oleosidade, comedões, processos inflamatórios, cicatrizes e manchas. Para isso, devem conter ativos de ações bactericida, depurativa, cicatrizante, anti-inflamatória, secativa, clareadora e reestruturante do tecido, como o Acnebiol, Niacinamida PC, Azeloglicina, Aloe Vera, Ácido Salicílico, Zinco, Alantoína, Alfa Bisabolol, Carvão Ativado e Extratos de Erva doce, Hamamélis, Alecrim, Propólis, Hera, entre outros.

FASE TRANSITÓRIA

Considerada um momento de transição, vai dos 20 aos 40 anos. Como a tendência nessa fase é a renovação celular, ganham destaque os protocolos de turnover. Os cosméticos para o peeling podem ser de ação física/mecânica, em que a esfoliação se dá pela fricção da substância cosmética em ação mecânica pela pressão do ativo e do grânulo entre a pele e as mãos de quem está aplicando; enzimática, um peeling versátil, controlado, seguro e de alta performance, com ação queratolítica a partir de enzimas, como as da romã e da abóbora (ativos Renew Zyme e Pumpkin Enzyme) e por fim os ácidos, que nos cosméticos atuam nas primeiras camadas da pele. Os mais comuns são os AHA's – alfa-hidroxiácidos (glicólico, mandélico, cítrico, málico, tartárico e o lático) e beta-hidroxiácidos (ácido salicílico).
Um ativo de destaque para essa fase é a Carnosine, com ação antiaging completa: antiglicante, antioxidante e antirrugas. Outros ativos que podem ser associados são Hidroxiprolisilane CN, Neuroxyl NP, Thalaspheres de Vitamina C, PCA-Na, Pentacare NA e Ácido Hialurônico.

FASE DESCENDENTE – MATURIDADE

Dos 40 anos em diante o organismo entra numa espécie de fase "descendente". Ocorrem mudanças morfológicas que tornam mais evidentes alterações como manchas, rugas, flacidez e desidratação. A pele madura tem especial necessidade de reequilíbrio da ecoflora, reestruturação do estrato córneo, firmeza e elasticidade, ação antiglicação, hidratação e reposição do NMF, renovação celular, recuperação da densidade, luminosidade, nutrição, suplementação de minerais, reposição de vitaminas e proteção antioxidante.

Alguns ativos indicados são:

Vitamina D Like: restaura as funções dos receptores da Vitamina D, acelerando a recuperação da barreira cutânea e renovação da epiderme.
Revinage (Vitamina A Like): minimiza rugas, melhora a textura e luminosidade e restaura a firmeza.
Óleo de Rosa Mosqueta: poder de regeneração, diminuindo linhas de expressão e rugas, promove hidratação e reduz manchas causadas pelo sol ou envelhecimento.
Plantec Olive Active HP: ação antiglicante e antioxidante e fonte de esqualenos de origem vegetal para recuperação da barreira cutânea.
Prodew 400: promove hidratação de acordo com a necessidade da pele, elasticidade e produção de colágeno.
Niacinamide NP: uniformidade do tom da pele, fortalece a barreira epidermal, hidrata e rejuvenesce.
Calcidone: ajuda a pele a desempenhar e recuperar seu papel de barreira.

Faz parte do profissionalismo de todos que atuam na área de saúde estética conhecer bem o seu cliente e suas necessidades específicas, realizando um prontuário estético específico e podendo assim oferecer um tratamento embasado em genética e epigenética, personalizando o protocolo não só de acordo com a fase de vida, mas também com as particularidades de cada pessoa.

Invista nisso e ganhe destaque!

Isabel Piatti
Profissioal Aisthesis. Técnica em Estética. Graduanda de Tecnologia de Estética e Imagem Pessoal. Especialista em Cosmetologia. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME, 2009, em São Paulo. Palestrante no 8º Congresso Internacional de Medicina Estética e Cirurgia Cosmética em Guaiaquil, Equador, em 2011. Palestrante em Congressos de Estética e Cosmetologia pelo Brasil. Diretora de Treinamentos da Buona Vita Cosméticos. Coordenadora do Departamento de P&D da Buona Vita Cosméticos. Colaboradora técnica de Revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora do Livro Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança.
E-mail: isabel@buonavita.com.br