Brasil, 28 de Março de 2024
27 de maio de 2014

Tricologia - Parte 3

Tricologia - Parte 3





Tricologia - Parte 3

Por Sandra Rojas

Apesar do atraso, pois esta matéria deveria estar pronta na primeira semana de abril/2014, acredito que não teria momento melhor para concluir essa série: pós-Hair Brasil, onde apontamos as direções da tricologia aplicada ao dia a dia dos salões de beleza e clínicas.

Durante nosso congresso (2º Congresso de Tricologia Hair Brasil) contamos com 350 pessoas, MUITO INTERESSADAS na TRICOLOGIA. Sentimento de dever cumprido. Sim, a Tricologia no Brasil está muito bem representada de forma sólida e muito profissional.

Vamos então à parte final das matérias sobre Tricologia

Aqui apontarei o “objeto de desejo” de nossa área de atuação: as parcerias, a multidisciplinaridade. Não se esqueçam de que partimos do ponto de vista de: NÍVEIS DE TRATAMENTO X NÍVEIS DE RESULTADOS. Nossa primeira avaliação é de extrema importância para traçar o caminho a ser percorrido pelo terapeuta e parceiros.

Cada profissional apresenta um “OLHAR” para tricologia:

ESTETICISTAS e FISIOTERAPEUTAS: atuarão com um olhar para reabilitação dos tecidos, com conhecimento profundo sobre pele e anatomia. Alguns dos pontos altos da atuação: conseguem excelentes resultados em tratamentos com equipamentos e massagens no couro cabeludo. De forma interdisciplinar com os profissionais de cabelo, cuidaremos de couro cabeludo e haste.
DERMATOLOGISTA: é o profissional que solicitará exames clínicos, fará análise, prescreverá medicações e aplicará métodos invasivos. Alguns exemplos: PRP (Plasma rico em plaquetas), intradermo terapia, carboxiterapia, microagulhamento (1 mm ou mais, onde é necessário anestesiar). A boa notícia é que cada vez mais os dermatologistas contam com o TERAPEUTA CAPILAR, para aplicação dos processos de massagens, tratamentos com produtos qualificados na ação dos fios do cabelo e assim conseguem atingir o máximo de resultado.
DERMATOLOGISTA CIRURGIÃO - o alto da pirâmide: quando o caso for transplante capilar, a parceira com o Dermato cirurgião se desenvolve por meio do manejo pré e pós-operatório, onde as massagens para mobilidade do couro cabeludo têm papel fisiológico fundamental para o sucesso do transplante.
NUTRICIONISTA: se “somos o que comemos”, o cabelo recebe nutrientes de nosso organismo. Uma minuciosa consulta e avaliação do Nutricionista serão imprescindíveis para o melhor resultado a ser atingido. É crescente a especialização de nutricionistas na área de tricologia.
PSQUIATRAS: com o gatilho do stress hiperpresente em nossas vidas, o desenrolar desse movimento se transforma em síndromes do pânico, depressão, bipolaridades, e em determinado momento, o Psiquiatra será o melhor parceiro. Medicações dirigidas e também avaliação clínica.
PSICÓLOGOS: quedas capilares têm influência direta na autoestima e um acompanhamento psicológico por profissional capacitado vai atuar no processo de “ações e reações”. Importantes patologias apresentam gatilho psicossomático, onde mente e corpo devem ser cuidados.
PERSONAL TRAINNER: estilo de vida saudável inclui a prática de exercícios. Você pode atuar junto às profissionais de relevante importância nessa cadeia, desempenhando nosso trabalho de forma sinérgica.

A partir de agora, já sabemos que qualificações são necessárias, quais estrutura são adequadas, e finalmente as parcerias para ELEVAR NOSSO NÍVEL DE TRATAMENTO E RESULTADO.

MUITO TRABALHO PELA FRENTE, DESEJO SORTE E DEDICAÇÃO DE TODOS A CADA DETALHE.

Sandra Rojas,
Coordenadora do Congresso de Tricologia Hair Brasil 2014, proprietária do salão Duetto Hair e da BBS – Beauty Book Store

 

 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha