Brasil, 24 de Janeiro de 2022
23 de janeiro de 2020

Tatiele Katzer terá palestra no Congresso de Tricologia

Graduada em Farmácia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRS, e doutora em Nanotecnologia Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Maria, Tatiele Katzer se encontrou com a tricologia ao realizar um dos maiores sonhos de sua vida, o de ser professora. Ela é uma das confirmadas para o Congresso de Tricologia da Hair Brasil 2020 e estará à frente de uma palestra sobre Terapia Capilar Fitocosmética.
 

Tatiele Katzer terá palestra no Congresso de Tricologia
 

Colaboradora do Blog Tricologia Médica, ao lado do médico tricologista, Dr. Ademir Carvalho de Leite Junior, a professora se tornou referência no mercado por suas intensas pesquisas e atuação na área, seja no campo clínico ou no campo educacional. “A tricologia virou a menina dos meus olhos, minha área de pesquisa, minha grande paixão”.

Conversamos com Tatiele para saber mais da sua história profissional e conhecer um pouco do que está preparando para levar ao palco da Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética.

Veja a seguir:

Tatiele Katzer terá palestra no Congresso de TricologiaHB - Como começou a sua história com a Tricologia?
Tatiele Katzer -  
Há 11 anos me formei como farmacêutica. Desde a faculdade, tinha o desejo de ser professora. Por isso, logo fiz seleção para o mestrado e fui aprovada. Dois anos depois, já mestre, fui chamada para atuar como professora nos cursos de Estética e Cosmética e Farmácia. A surpresa veio quando soube que assumiria a disciplina de Tricologia. Tive 4 meses entre a notícia e o dia da minha primeira aula. Só eu sei quantos cursos, livros e artigos devorei neste meio tempo. Ali, me dei conta que este fora um desafio apaixonante. De lá para cá, são 8 anos como professora universitária, 5 anos atuando clinicamente na área e muitos cursos e palestras ministrados Brasil afora e também no exterior.

"Eu trabalho para que seja um mercado de profissionais éticos, sensíveis, comprometidos e qualificados"

HB - Você é presença confirmada no Congresso de Tricologia da Hair Brasil 2020. O que levará aos presentes? 
Tatiele Katzer -
Falaremos sobre a terapia capilar fitocosmética, ou seja, sobre extratos, óleos essenciais, óleos vegetais e ativos derivados de plantas com resultados de alta performance, especialmente no estímulo do crescimento capilar. As plantas e seus derivados têm sido usados por séculos para tratamentos capilares, mas apenas algumas delas tiveram seus efeitos sobre o sistema capilar avaliados cientificamente e é sobre estas que vamos falar. 

HB - É a sua primeira vez no evento, certo? O que isso significa para você?
Tatiele Katzer -
Sim, minha primeira vez. Foi uma honra receber o convite da querida Sandra Rojas, uma profissional muito bem relacionada, com acesso a profissionais de alto gabarito da área. Sabendo da tradição e da credibilidade do evento, o que posso dizer é que farei como sempre faço em minhas aulas e cursos, entregarei conteúdo científico com aplicação prática. É o que eu sei fazer de melhor. 
 

"Disponibilizar informações científicas de uma maneira acessível é um dos meus papeis"

Tatiele Katzer terá palestra no Congresso de Tricologia
 

HB - Como enxerga o mercado de Tricologia no Brasil hoje? 
Tatiele Katzer -
Em franca expansão e muito promissor porque cada vez mais as pessoas querem envelhecer sem denotar a idade e os cabelos têm um papel decisivo no nosso visual - a relação das pessoas com os seus cabelos é muito íntima – e temos avanços nos tratamentos via oral e tópica e também nos procedimentos. Mas também com sérios riscos de cair em descrédito, pois há muita gente que pouco sabe de cabelo se intitulando especialista capilar, terapeuta capilar ou tricologista, sem compromisso com os resultados efetivamente. 

HB - E o que acredita que ele pode se tornar no futuro? 
Tatiele Katzer -
Eu trabalho para que ele seja um mercado de profissionais éticos, sensíveis, comprometidos e qualificados. Boa parte da minha atuação profissional é na docência, seja na graduação, pós-graduação, cursos livres, através da elaboração de capítulos de livros, artigos, o blog Tricologia Médica, etc. A ideia é mostrar para o profissional que a sua carreira somente será longeva se ele atuar com bases nesses preceitos. 

"O cabeleireiro que se especializa na área da tricologia se diferencia da grande massa"

HB - Para você, qual é a importância da educação para profissionais de beleza, especialmente de tricologia? 
Tatiele Katzer -
Fundamental para todos que querem trabalhar com cabelo, independente da área. O cabeleireiro que se especializa na área da tricologia se diferencia da grande massa. A ideia é trabalharmos em rede também com profissionais da saúde para que o paciente consiga resolver o seu problema e seja beneficiado pela relação horizontal e ética entre todos envolvidos, do cabeleireiro ao médico. 

HB - Como vê a necessidade de levar conteúdo qualificado para uma feira profissional como a Hair Brasil? 
Tatiele Katzer -
A oferta de tratamentos milagrosos, especialmente para estimular o crescimento capilar, está por todas as partes. Se não tivermos discernimento para saber o que vale a pena investir e o que é charlatanismo, estamos fadados ao fracasso. Disponibilizar informações científicas de uma maneira acessível é um dos meus papeis como profissional. 

 

 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha