Brasil, 19 de Junho de 2018
07 de março de 2018

Sobreposição de cosméticos: saiba a ordem correta para a aplicação de cada produto na pele

Nos dias de hoje a preocupação com a beleza vem aumentando cada vez mais, principalmente quando se fala sobre a qualidade da pele. Logo, são muitos os cosméticos usados para manter a pele bonita e saudável, indo desde cosméticos para limpeza até cremes antienvelhecimento e fotoprotetores. Mas poucos se atentam sobre a ordem correta que esses produtos devem ser passados, o que pode fazer com que os cosméticos percam sua ação. 

“Existem alguns ativos que se anulam, mas também existem muitos que se complementam em sua formulação. Tudo depende da ordem em que forem usados. Se os cosméticos forem utilizados na ordem errada podem ser que não tenham uma ação tão eficaz. Por exemplo, se eu passar um produto que tem como finalidade o tratamento da pele antes de limpá-la, as impurezas impedirão a ação do produto”, explica Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, embaixadora do CIA-Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC.

Mas qual a sequência correta? Segundo a Dra. Valéria Marcondes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, na rotina diária deve-se sempre começar pela limpeza, é o passo mais básico. Em peles mais secas e sensíveis, é recomendado realizar a limpeza com demaquilantes ou produtos micelares que combinam óleo e água. Já em peles mais oleosas, podem-se usar sabonetes líquidos ou em barra com alguns princípios ativos que tratem e absorvam a oleosidade.

O passo seguinte é a tonificação, para que, após a limpeza, a pele fique com o PH mais próximo do PH original. “Quando lavamos a pele acabamos deixando-a muito alcalinizadas, pois o sabão possui o PH muito básico. Então, quando utilizamos o tônico, normalizamos o PH, tornando-o mais parecido com o PH normal da pele”, explica a dermatologista.

Após a limpeza e a tonificação vem à aplicação dos séruns, loções e cremes, sempre indo dos produtos de apresentação mais líquida para os mais consistentes, na seguinte sequência: loções, séruns, cremes e máscaras. Segundo a Dra. Valéria, esta ordem deve ser seguida, pois quanto mais fluído o veículo é, maior sua capacidade de concentração de princípios ativos. Por fim, aplica-se o filtro solar, que sempre deve ser o último a ser passado na pele.

De acordo com Isabel Piatti, alguns produtos devem ser passados apenas de manhã ou a noite, sempre se baseando no tratamento. “Durante o dia o foco é a proteção contra radiação solar, oxidantes e perda de água, então devem ser aplicados fotoprotetores, antioxidantes e hidratantes. Já durante a noite deve-se focar na renovação utilizando produto antienvelhecimento, antirrugas e cosméticos com ativos de ação reparadora como ácidos, coenzima Q10, dragosine, entre muitos outros”, completa.

Outro fator importante na hora de passar vários cosméticos em sequência no rosto é o tempo de secagem de cada um. Antes de passar um cosmético, deve-se esperar até que o anterior esteja completamente seco. “Depois de limpar e tonificar a pele, o ideal é esperar de 10 a 15 minutos antes de continuar a passar os cremes e loções. Se passados logo em seguida, sua pele estará com pouquíssima oleosidade, o que pode fazer com que os cosméticos e ativos penetrem demais na pele, machucando o tecido e promovendo irritação, descamação e dificuldade de manter o uso”, destaca a Dra. Valéria.

Assim como existem pessoas mais meticulosas, que procuram seguir a ordem de aplicação de cosméticos com um produto para cada protocolo existem pessoas que preferem a praticidade. Para estes casos, o ideal é optar por cosméticos multifuncionais. “Para quem tem o ritmo de vida muito corrido, os multifuncionais são ótimos. Pode-se realizar a limpeza do rosto com uma água miscelar que já possui função de tonificação e depois passar um produto que possua ação hidratante, antienvelhecimento, fotoprotetora e ainda contenha cor. Tudo isso em um único cosmético”, afirma Isabel Piatti. “Porém o mais importante é que você consulte regularmente um dermatologista. Apenas ele poderá avaliar e dizer quais produtos é o ideal para cada tipo de pele e como devem ser utilizados em cada caso”, finaliza.

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
Fórum Hair Brasil 2018
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha