Brasil, 06 de Dezembro de 2021
31 de dezembro de 1969

Proteção Solar – os cabelos também agradecem

Proteção Solar – os cabelos também agradecem



Proteção Solar – os cabelos também agradecem

* Marcelo Schulman

Muito se fala sobre a importância da proteção solar da pele, mas esquecem que os cabelos também precisam de cuidados deste tipo que, aliás, também valem para o ano todo.

O excesso é apontado como o fator principal pelos danos causados na pele ou no cabelo que não devem permanecer expostos por períodos muito longos à ação do vento, sol, areia, água salgada ou água com cloro, estes eleitos os verdadeiros vilões da beleza por agredirem a fibra capilar, alterando a elasticidade, hidratação, maciez, brilho e até mesmo a cor do cabelo deixando-o com aspecto ressecado, sem brilho, áspero, enfraquecido e desbotado.

Engana-se quem pensa que a despigmentação capilar é exclusividade dos indivíduos morenos, pois os louros, quando expostos à radiação ultravioleta, também percebem mudanças na estrutura dos fios - os cabelos castanhos tendem a desenvolver nuances avermelhadas pela foto-oxidação dos pigmentos de melanina e os louros desenvolvem o foto-amarelecimento, uma descoloração amarela desencadeada pela foto-degradação da cistina, tirosina e resíduos de triptofano da raiz loura. Lembrando ainda que a luz do sol também pode mudar a cor dos cabelos tratados com colorações, permanentes ou semi-permanentes em decorrência da exposição dos raios ultravioletas.

Abrir mão da exposição aos raios UVA e UVB não tem jeito mesmo, pois até as lâmpadas florescentes, muito comuns em casas e escritórios, propiciam os efeitos nocivos da radiação que danifica os fios. Daí a importância de usar shampoos e condicionadores com filtro solar que têm por propósito amenizar os danos causados à melanina e à queratina, desencadeados pela ação dos raios ultravioleta. Produtos deste tipo têm como objetivo preservar não somente a cor, mas também a estrutura da raiz do cabelo evitando a oxidação dos fios.

Para proteger os fios é recomendado, além de shampoos e condicionadores com filtro solar, o uso de um produto leave-in na mesma condição, pois o mesmo permanecerá no cabelo garantindo proteção intensa. Devemos dar preferência aos produtos com filtro solar quaternizado, um princípio ativo desenvolvido especialmente para atender as necessidades de proteção contra os raios UV no cabelo, apontados como os causadores de lesões à cutícula.

Em casos de cabelos muito danificados, o ideal é recorrer aos cuidados de um profissional, que saberá recomendar também os produtos mais indicados para o cliente realizar a manutenção em casa. Para preservar a vida dos fios não podem faltar nos produtos: Filtro Solar Quaternizado, Proteínas (ex.: trigo, seda etc.), Ceramidas, Vitamina E, Pantenol, Aloe Vera, Extratos e óleos vegetais.


*Marcelo Schulman é Mestre em Dermofarmácia e Tecnologia de Cosméticos e Diretor-Presidente da Vita Derm

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha