Brasil, 20 de Abril de 2024
04 de fevereiro de 2020

Pró-Beleza comemora 101 anos e reafirma parceria com a Hair Brasil

O mês de janeiro teve um aniversário e uma celebração especial para o setor de beleza profissional do Brasil. O Sindicato Pró-Beleza comemorou 101 anos de existência.

"101 significa orgulho da categoria feita de pessoas que podem conquistar o mundo"
 

Pró-Beleza comemora 101 anos e reafirma parceria com a Hair Brasil


Fundada em 1919, a associação teve início com o nome de ‘união dos oficiais barbeiros, cabeleireiros e similares de São Paulo’ e foi o primeiro movimento para se desenvolver um futuro promissor para as carreiras de profissionais de beleza do estado.

A história centenária, como não poderia deixar de ser, é composta por diversas lutas setoriais, desejos de classe e muitas conquistas, como é o caso da Lei do Salão Parceiro, que fez tanto barulho nos últimos anos e trouxe maior profissionalização para profissionais de beleza no Brasil.

E nesta caminhada, destaca-se também uma caminhada lado a lado. Sindicato Pró-Beleza e Hair Brasil uniram forças, desde o primeiro ano da feira, para construir um setor mais forte e desenvolvido no país.

"Existe um Pró-Beleza antes da Hair Brasil e outro, pós"

Conversamos com Marcio Michelasi, presidente do Sindicato, para saber mais sobre as lutas e conquistas da entidade e para conhecer sua visão sobre a parceria longa e duradoura com a Hair Brasil.

Acompanhe a seguir:

Pró-Beleza comemora 101 anos e reafirma parceria com a Hair BrasilHB - Em janeiro de 2020, 101 anos! O que significa este tempo?
Marcio Michelasi -
Esse número significa muitas coisas: superação de ciclos, consolidação de projetos, realização de sonhos de vários agentes e atores. E nos faz refletir sobre o que pensavam os primeiros “oficiais barbeiros” e “cabeleireiros”. Enfim, 101 significa um conjunto de reflexões, mas também orgulho da categoria que se mantém viva e é feita de pessoas que com um pente, tesoura ou as próprias mãos podem conquistar o mundo!

HB - Quais foram as principais conquistas do sindicato neste tempo?
Marcio Michelasi -
Em primeiro lugar, a consolidação da representação da categoria em âmbito nacional, que se deu pela unificação do Pró-Beleza com outras entidades associativas. Outra conquista, sem qualquer falsa modéstia, é poder gritar aos quatro cantos o Pró-Beleza como único sindicato de trabalhadores, que levantou a bandeira em prol do profissional-parceiro e conseguiu fazer sua parte em prol da sanção da Lei da Parceria (Lei 13.352/2016).  No que diz respeito ao projeto de lei salão-parceiro, apesar do Pró-Beleza ter pego o “bonde andando”, a sua participação foi fundamental e indispensável à aprovação do projeto de lei, que hoje é lei. Por último, mas não menos importante, está o status de liderança alcançado pelo Pró-Beleza em prol da profissional-parceiro, reconhecida pelos mais importantes atores do setor.

HB - O mercado de beleza no Brasil tem caminhado cada dia com mais avanços. Como você analisa esta caminhada?
Marcio Michelasi -
Tenho muito orgulho da criatividade brasileira! Um povo que apanha de todos os lados e ainda dá um jeito de dar uma saída charmosa pra toda e qualquer situação. A lei da parceria é um marco importante desta caminhada, pois durante este processo vimos como a união de setores antagônicos e complementares pode revolucionar o desenvolvimento do mercado. Como gestor da instituição, fico muito feliz em ouvir vários atores do setor dizendo que ter um salão de beleza e ser feliz, como diz nossa amiga Fabiana Gondim, passou a ser um sonho possível.

"O nosso mercado pode ocupar o primeiro lugar no ranking de vendas"

HB - E quais são as perspectivas e “bandeiras de luta” para o futuro?
Marcio Michelasi -
Nossa gestão está totalmente empenhada em dar resposta a todos os estudos e questionamentos que chegam diariamente até a instituição de todos os cantos do país. Da análise de todas as demandas que chegaram ao Pró-Beleza nos últimos dois anos, a instituição lança ao mercado uma série de soluções gerenciais, tecnológicas, educacionais e de certificações técnicas de produtos e empresas parceiras.

HB - E quais as expectativas para os próximos 101 anos?
Marcio Michelasi -
Poderia dizer muitas coisas, mas afirmo que a expectativa da nossa classe é ter um sindicato cada vez mais forte e que consolide, de forma efetiva, os interesses para o bem comum de todo o setor da beleza, cosméticos, terapias complementares, arte-educação e técnicas afins do Brasil. Isso feito, podemos afirmar que, brincando, na próxima década o nosso mercado esteja ocupando o primeiro lugar no ranking de vendas cosméticos e serviços de beleza no mundo, porque seremos um por todos e todos por um.

HB - A Hair Brasil e o Sindicato são grandes parceiros e de longa data. O que isso significa para vocês?
Marcio Michelasi -
Em resumo, existe um Pró-Beleza antes da Hair Brasil e outro Pró-Beleza pós Hair Brasil. O respeito, carinho e admiração institucionais são mútuos por vários motivos. A Hair Brasil foi um dos primeiros eventos a dar voz às instituições. Nós sempre vimos a organização da feira tomando uma série de iniciativas para fortalecer entidades como ABIHPEC, INTERCOIFFURE, HCF, ABSB e Sindicatos, sendo incontáveis as ações de recolhimento de assinaturas ou encontros técnicos em prol da defesa de alguma demanda da nossa categoria. Destaque-se que o gerente-geral Antônio Carvalho Júnior, o Júnior como todos chamamos, sempre se mostrou muito preocupado com a moralidade e credibilidade do evento.

Pró-Beleza comemora 101 anos e reafirma parceria com a Hair Brasil

HB - Hair Brasil 2020. Podemos esperar por vocês?
Marcio Michelasi -
Com certeza! Sempre estamos na Hair Brasil, seja na promoção de Congressos, encontros ou mesmo com estandes apresentando nossas soluções associativas. A Hair Brasil tem o DNA do Profissional da Beleza e evolui junto a ele, como um fenômeno da transformação social deste setor. Acho que esse “conceito premium” vem trazer ao mercado, com maestria, uma nova roupagem, nova forma de se comunicar com a sociedade, considerando os variados perfis de comportamento nos veteranos e dos novos integrantes da profissão. Um NOVO OLHAR para o mundo e sociedade que só a “Hair Brasil” poderia sair nesta vanguarda.

"Como sempre, mais uma vez, Parabéns!"

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha