Brasil, 18 de Agosto de 2022
19 de julho de 2022

Presidente da ABSB se reúne com ministra para alinhar convênio de cooperação

O presidente da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB), José Augusto Nascimento dos Santos, participou de uma reunião com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, e a Coordenadora Nacional do Setor de Beleza e Cosméticos do SEBRAE, Andrezza Cintra Torres, para discutir incentivos à formação de profissionais e beleza para o mercado brasileiro.

"Precisamos fomentar a formação de manicures e cabeleireiros com urgência"

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação em parceria com o Sebrae, 44% dos estabelecimentos do setor ainda não conseguiram repor a equipe nos padrões do período pré-pandemia. “Estamos sem mão de obra jovem entrando no mercado. Por isso, precisamos fomentar essa formação de manicures e cabeleireiros com urgência para repor os postos de atendimentos em salões de beleza”, diz o presidente da entidade.

Para isso, está sendo construído um acordo de cooperação, que será firmado em agosto, para apoio a formações de novos profissionais de forma subsidiada."Vale destacar que mais de 70% de nossa força de trabalho é feminina, e que 92% das profissionais trazem a principal renda familiar”, explica ele, destacando que as profissões de cabeleireira e manicure no Brasil possuem alta oferta de postos de parcerias com os salões, com baixa barreira de entrada no mercado e remunerações muitos vantajosas.

"Muitos talentos podem ser encontrados incentivando os jovens para a capacitação"

O presidente diz ainda que o incentivo à qualificação para a área está sendo realizado junto às escolas e cursos profissionalizantes, “para que haja uma maior valorização da profissão, além de melhor capacitação dos profissionais da beleza”.

Para Andrezza Cintra Torres, Coordenadora Nacional do Setor de Beleza e Cosméticos do SEBRAE, “a escassez de profissionais de beleza e a dificuldade de acesso aos cursos de formação são prejudiciais aos negócios de toda a cadeia produtiva da beleza. Muitos talentos podem ser encontrados incentivando os jovens para a capacitação". 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha