Brasil, 06 de Dezembro de 2021
02 de fevereiro de 2021

Pivot Point dá a dica: escolher bem a tesoura é essencial para cortes perfeitos

Cortar um cabelo com perfeição é mais complexo do que muitos imaginam. É uma arte que envolve técnica, geometria, raciocínio e ferramentas específicas, dentre as quais estão as tesouras, que devem ser bem escolhidas levando em consideração suas principais características e efeitos. 

“Entender para que serve cada tesoura é essencial para fazer cortes precisos. É muito mais difícil, por exemplo, fazer um corte cheio de texturas com uma tesoura de fio laser. Ainda mais quando a gente tem outras opções mais adequadas à disposição”, explica Elton Nunes, educador da Pivot Point, academia líder em educação continuada para hairstylists no Brasil e no mundo.

Ao lado da educadora Camila Salles, Elton está à frente do primeiro curso 100% online da academia internacional no Brasil, o Precision/4.u, no qual compartilham técnicas e o passo a passo para atingir com perfeição os cortes mais pedidos nos salões de beleza e deixou dicas especiais sobre as tesouras por trás dos quatros cortes ensinados no curso:

Blunt 

Pivot Point Brasil revela a importância de escolher bem a tesoura para cortes perfeitos

Neste tipo de corte, reto e estruturado, é necessária uma lâmina de alta precisão. Por isso, o cabeleireiro predcisa de uma tesoura que possa dar estabilidade durante o manuseio e lhe permita criar um corte perfeito. As tesouras maiores possuem uma guilhotina mais rápida e com mais força ao fechar, tesouras fio laser ou navalhas de alta precisão números 7,7 ½ e 8 são as mais indicadas. Mas quem gosta de tesouras menores (4, 5, 6) pode usar sempre a fio laser.

Elton explica 
“Como é micro serrilhada em uma ou duas lâmina, os fios aderem com mais precisão, e os fios não correm quando ela se fecha”

Long Layers

Pivot Point Brasil revela a importância de escolher bem a tesoura para cortes perfeitos

Em uma tradução literal, Long Layers pode ser definido como um corte com camadas longas, ou seja, um corte normalmente realizado em cabelos compridos, que pode ser adaptado em cabelos médios, com camadas bem longas, suaves e com muito movimento, graças às muitas camadas criadas. A tesoura perfeita para chegar a esse resultado é a tesoura de fio navalha - tamanho médio 6.0, 6,5. A tesoura fio navalha de tamanho médio tem força para cortar mechas um pouco mais largas e também para ajustar a texturização, deslizando com bastante facilidade pelos fios. Permite, ainda, uma infinidade de estilos de camadas e texturização. É uma das tesouras mais utilizadas pelos cabeleireiros justamente por essa versatilidade.

É ótima para dar movimento ao corte ou deixá-lo mais “leve”

Pixie Cut

 

Pivot Point Brasil revela a importância de escolher bem a tesoura para cortes perfeitos

Esse corte é minucioso e de alta precisão, onde todos os fios são cortados praticamente individualmente. Então, uma tesoura fio navalha ou laser pequena (5, 5 ½), são ideias para caminhar pelas curvas da cabeça com detalhes mínimos.

A tesoura pequena ainda ajudará no acabamento da franja e perímetros.

Short Bob

Pivot Point Brasil revela a importância de escolher bem a tesoura para cortes perfeitos

Neste corte, há criação de muitas linhas e detalhes pequenos e minuciosos para criar a forma. Então, o ideal é optar por uma tesoura fio navalha ou laser pequena (5, 5 ½ ou 6) que ajudará mais nos detalhes e na criação de linha por linha. É um corte com muita texturização e a ferramenta ideal para isso é a tesoura dentada número 32, a famosa “tesoura de desbaste”.

“Ela tem uma lâmina reta de um lado e lâmina intervalada do outro. Parte do cabelo fica preso nesses dentes e só a outra parte é eliminada no corte", finaliza o educador da Pivot Point Brasil.

"É ótima para ajustar volumes, criar as técnicas de textura, refinar uma outra técnica, durante o corte”

Mais informações sobre o Precision/4.u

Dividido em oito unidades, o curso traz a metodologia internacional da Pivot Point adaptada às necessidades do mercado brasileiro, em videoaulas curtas, que facilitam o aprendizado.

O primeiro curso 100% online da Pivot Point Brasil ainda tem vagas. Acesse www.upstyleeducation.com.br/pivotpoint para saber mais sobre todas as vantagens.

A Pivot Point forma anualmente mais de 200 mil alunos nos cinco continentes onde atua, cabeleireiros com diferentes níveis de experiências profissionais encontram capacitação e aperfeiçoamento para atuar nos melhores salões de beleza do país. 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha