Brasil, 26 de Setembro de 2022
05 de agosto de 2022

Pesquisa de mercado: Sebrae apresenta resultados de perfil MEI de beleza

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgou no final do mês de julho o resultado de uma importante pesquisa quantitativa de mercado sobre o perfil do Micro Empreendedor Individual (MEI) dos serviços de beleza no Brasil. O estudo, encomendado em março de 2022, analisou as cinco regiões do país, entrevistou cerca de 700 empreendedores da área de beleza em diferentes cidades e aponta que ainda há grandes oportunidades para crescimento e desenvolvimento deste perfil profissional do setor.

A região Sudeste, que compreende os estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, abriga 57% dos entrevistados, o que mostra que ainda há espaço para incentivos e profissionalização nas outras regiões do país, especialmente no Norte, que representou apenas 5% dos entrevistados, e Centro-Oeste, com uma amostra de 10% dos entrevistados. 

A educação também é um ponto que chama a atenção na pesquisa. Dos entrevistados, 77% declararam ter ensino médio/técnico completo ou superior incompleto, o que indica que pessoas que concluem o ensino médio ou técnico têm mais chances e confiança para empreender em seus próprios negócios.

Sob o ponto de vista social, a pesquisa mostrou que entre os quase 700 entrevistados, a maioria é negra, considerando pretos e pardos (62%), tem entre 30 e 49 anos (62%) e a maioria absoluta é mulher (80%). Ainda, 41% das pessoas que responderam as perguntas são os responsáveis exclusivos pela renda do domicílio, que conta, em média, com 2,9 moradores.

O estudo do SEBRAE também concluiu que mais de 47% dos entrevistados praticam suas atividades em estabelecimentos comerciais e que 58% dos respondentes têm suas empresas há mais de 3 anos, podendo chegar até 10 anos. 22% já têm o negócio aberto e funcionando há mais de uma década.

Os resultados deste estudo apontam que ainda há espaço para melhorias deste segmento do mercado de beleza e já há programas em desenvolvimento para garantir que estes donos e gestores de seus próprios negócios possam ter acesso à educação, profissionalização e compartilhamento de experiências.

O SEBRAE é uma das organizações nacionais que vem lutando junto com entidades, associações e outras empresas comerciais e particulares como a Hair Brasil pelo desenvolvimento e profissionalização do setor de beleza no Brasil. Nos últimos anos, grandes conquistas como a Lei do Salão Parceiro já foram responsáveis por trazer profundas mudanças que buscam levar mais educação e segurança para o profissional dos diferentes segmentos da beleza, bem como a boa saúde do negócio para os gestores e donos dos negócios.

 

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha