Brasil, 24 de Setembro de 2017
17 de maio de 2017

O poder da ação das vitaminas nos cosméticos anti-idades

A indústria dermocosmético tem apostado cada vez mais no uso de ativos com Vitaminas. Essenciais para a pele, elas estão ligadas a uma série de ações: com poder hidratante e antioxidante até propriedades de cicatrização. Por esse motivo, seu nécessaire não pode desprezá-los: "A indicação de cada uma das Vitaminas com efeito tópico na pele depende sempre da orientação do médico dermatologista, que vai avaliar o que é melhor para cada paciente e em que tipo de veículo (gel, creme, sérum, emulsões). O uso diário e combinado dessas vitaminas, muitas vezes com poderes antioxidantes, potencializa os resultados", explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Vitamina A 
"A forma pura dessa vitamina é o retinol, que tem poder antioxidante, com ações rejuvenescedoras, agindo no núcleo celular e promovendo renovação. A Vitamina A ajuda na retenção hídrica, além de estimular também a produção de colágeno novo. Quando penetra na pele, normaliza o processo de queratinização, conferindo sensorial de uma pele lisa e macia, com redução do espessamento da epiderme e normalização da pele ressecada", explica a dermatologista. A Ecenne lançou no mercado AcControl, que conta com a Vitamina A (por meio do Óleo de Semente de Abóbora) para potente ação antioxidante e controladora da oleosidade. O produto age contra acne, fecha os poros e diminui oleosidade. 

Vitamina B  
"Várias vitaminas fazem parte de um complexo, o B. As vitaminas do grupo B atuam de forma a combater a descamação das camadas mais externas da pele, aumentar a resistência e diminuir os efeitos nocivos dos raios UV. A vitamina B2 auxilia na formação da pele, unhas e cabelos saudáveis. A vitamina B3 é uma coenzima na síntese dos aminoácidos e ácidos nucléicos que age proporcionando luminosidade na pele, com propriedades umectantes e emolientes, além de ser controladora de acne e ter ação clareadora. A Vitamina B5 ou D-Pantenol é hidratante, anti-inflamatório, melhora a proliferação celular e a cicatrização", conta a médica. No mercado, Lisskin, da Biozenthi, é um antirruga poderoso que conta com ingredientes vegetais e a Vitamina B5 altamente hidratante. O produto tem uso seguro para veganos, não é testado em animais e não contém glúten. 

Vitamina C
"O Ácido Ascórbico é um poderoso antioxidante, cuja aplicação tópica permite alcançar níveis que não seriam possíveis com a ingestão de frutas ou de suplementação oral. Além de frear a ação dos radicais livres, a vitamina estimula a formação de um novo colágeno e ajuda a proteger a pele dos efeitos do sol, na medida em que uniformiza o tom de pele e melhora sua textura. Também é importante para diminuir as rugas. Raramente causa irritação, mas, eventualmente, pode ocorrer em peles sensíveis. Prefira as fórmulas que visam manter a estabilidade da vitamina, já que o composto é quimicamente instável, perdem rapidamente suas propriedades em contato com a luz, o oxigênio e o calor. Dessa forma, prefira produtos cuja vitamina é apresentada em nanocápsulas, isto é, encapsulada em micropartículas", explica a dermatologista. Na concentração e estabilidade ideal, a Under Skin apresentou ao mercado U.SK Super C Restorative Cream, um creme com 20% de vitamina C estabilizada em associação à Vitamina E, para promover ação clareadora, imuneprotetora, antienvelhecimento e antioxidante.

Vitamina D
"A Vitamina D atua estimulando a mesma ação e resposta celular na pele: controlar os fatores de crescimento, agir na diferenciação e proteção celular, além de exercer papel imunológico. Como a pele humana contém cálcio, a vitamina D também pode ser contida na formulação de produtos de cuidado para a pele e os cabelos, como um agente de controle de aspereza e proteção extra. A vitamina D confere parte de seus benefícios mesmo se aplicada sobre a pele ao invés de ingerida", conta a médica. A Vitamina D-Like está disponível no mercado no Vita D Cream, da Buona Vita. O produto é específico para peles maduras, secas e desvitalizadas e atua com forte poder rejuvenescedor. 

Vitamina E
"Atuando como escudo protetor contra os radicais livres, a Vitamina E hidrata a pele de dentro para fora, aumenta a maciez por meio de efeito cumulativo, suaviza e ajuda no reparo do tecido (cicatrização), tem poder antioxidante poderoso, reduzindo os danos causados pelo fotoexposição excessiva. Muito utilizada em produtos pós-sol, também ajuda a proteger contra o stress ambiental e diminui o eritema e a sensibilidade da pele. Facilmente absorvida pela pele, após aplicação tópica. Formulação que contém Vitamina C e E formam um sistema antioxidante de longa duração com efeitos benéficos à pele", explica a médica. Prev-Aging Day, da Pharmapele, conta com a Vitamina E em um produto que oferece tratamento anti-idade e fotoproteção. 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha