Brasil, 28 de Maio de 2022
28 de abril de 2022

O Boticário provoca movimento #MaternidadeSemJulgamentos

Hair Brasil - O Boticário provoca movimento #MaternidadeSemJulgamentos

Com a afirmação "onde tem amor tem beleza", o Boticário fecha o vídeo "Discurso", criado para a campanha do Dia das Mães, este ano celebrado em 8 de maio. Pensando nos julgamentos constantes, a marca criou um espaço de escuta e convidou mães de todo o Brasil para mobilizar a sociedade para uma reflexão necessária sobre o julgamento materno. Antecedendo a data, a marca parte do conceito #MaternidadeSemJulgamentos, que surgiu a partir de rodas de conversas com mães de perfis e realidades diversas do Grupo Boticário e foi materializado pela AlmapBBDO para o filme “Discurso”.

A fim de dar luz ao tema mobilizando a sociedade, a marca espalhou projeções noturnas em quatro capitais - São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Belém (PA), em um movimento que tem como mensagem residual o amor, o acolhimento e a empatia.

Com concepção criativa da PROS, agência de Relações Públicas do Boticário, as projeções reuniram rostos de mães que já enfrentam o julgamento como uma constante na maternidade. “São mulheres que foram julgadas por engravidarem “cedo” ou “tarde” demais, mães solos que enfrentam os desafios de criar um filho sem a presença da figura paterna e são apontadas por não pensarem no filho ao se separarem; as que decidiram ter mais de dois filhos, além de muitas outras polêmicas envolvendo a maternidade. Todas elas reforçadas por uma sociedade que não cansa de atribuir culpa à mãe”, comenta Fernanda Tchernobilsky, Co-CEO da agência.

Para a Diretora de Branding e Comunicação do Boticário, além do gesto de presentear, que por si só já é carregado de amor, podemos fazer mais quando o assunto é a relação entre mães e filhos. “Este ano queremos aproveitar a data para sermos vetores de mudança para um tema tão latente na vida de quem é mãe. Sabemos que quando nasce um filho, nasce junto uma culpa decorrente dos vários julgamentos que rodeiam a maternidade, muitas vezes velados e descritos como opiniões ou conselhos. Queremos emocionar e homenagear as mães e, mais que isso, gerar conversa, conscientização e reflexão para uma maternidade com menos julgamentos e culpas, e mais amor e acolhimento. Sentimos, da proximidade com essas mulheres e sua rede de apoio, que, quando uma mãe é julgada, é como se ela fosse colocada em um tribunal; e isso limita que ela viva o que mais importa: a potência do amor e da relação com seu filho”, explica Marcela De Masi Nogueira.

A ação aconteceu logo após o lançamento do filme-conceito “Discurso” – na noite de 17 de abril, em horário nobre, em canais da TV aberta – idealizado pela AlmapBBDO, que assina também o conceito da campanha #MaternidadeSemJulgamentos.

 

 

"A estratégia de datas da marca Boticário procura sempre surpreender ao trazer temas sensíveis da nossa sociedade que ainda não foram discutidos pela comunicação. Nessa campanha, trouxemos um olhar sobre a questão do julgamento com o qual todas as mães convivem. E, ao mesmo tempo, a emoção que vem junto com o reconhecimento de quem mais importa: nossos filhos”, destaca Camilla Massari, VP de Atendimento da AlmapBBDO. 

Para somar à estratégia, um time de mães revendedoras oficiais da marca reverbera o tema nas redes sociais ao lado de um squad de celebridades, influenciadoras e criadoras de conteúdo, que retratam diferentes realidades da maternidade, a fim de ampliar a representatividade e o acolhimento. O squad, que participou do processo de criação do movimento, vai ajudar a amplificar a estratégia de digital durante todo o período abordando o tema em diferentes canais – em especial no Instagram e no Twitter, que costumam ser verdadeiros tribunais. A estratégia inclui ainda mídia OOH em mobiliário urbano, estações de metrô, além de ativações em shoppings e lojas de todo o país.

Fichas técnicas

PROS 
Co-CEO: Fernanda Tchernobilsky  
Diretor de Criação: Thiago Aranha
Planejamento: Pedro Capellão  
Diretor de Arte: Leo Calvão 
Redator: Maria Confort 
Equipe de Atendimento: Ana Assaly, Fernanda Blanes, Gabriela Fioroto, Mariana Barbosa, Bianca Santiago e Beatriz Siqueira
Produção Gráfica: André Patrício e Mariana Campanha

AlmapBBDO
Anunciante: O Boticário
Agência: AlmapBBDO
Título: Discurso
Produto: Datas
CCO: Luiz Sanches e Pernil
Diretor de Criação: Fernando Duarte, Henrique Del Lama
Criação: Fernando Christo, Ingryd Santana da Cruz, Luz Arroyo, Pedro Erra Fernandes da Silva
Produção Audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas, Vanuza Passos  
Atendimento: Camilla Massari, Daniela Teixeira, Andressa Duo, Monique Costa e Nataly Barros.
Planejamento: Rita Almeida, Daniela Ferrari, Tiago Tateyama e Giovanna Schiavon.
Mídia: Suellen Kiss, Everton Maciel, Vitória Soares, Fernando Ferreira e Esthefany Silva.
Produção Digital: Lilian Cavalini e Otávio Muniz.

Foto: Edgard Azevedo
Produção: SDC&P
Art Buyer: Tereza Setti

Produtora Filme: Paranoid
Direção: Otavio Machado
Direção de fotografia: Fe Oliveira
Produção executiva: Marcel Weckx, Gabi Hahn e Luiz Armesto
Atendimento produtora: Karina Vallesi
Coordenação de Pós-Produção: Carol Fernandes
Montagem: Danilo Abraham
Finalizadores: Cris Caffaro e Driano Torres
Pós-produção/finalização: Globetrotter

Produtora: Raw Audio
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Direção Musical: Hilton Raw
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein
Atendimento: Carol Peternelli
Coordenação: Robério Barbosa
Locutora: Luciana Caruso 
Aprovação: Alexandre Bouza, Renata Gomide, Marcela De Masi

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha