Brasil, 18 de Abril de 2024
04 de agosto de 2014

Mitos e verdades sobre massagem modeladora

Mitos e verdades sobre massagem modeladora





Mitos e verdades sobre massagem modeladora

Por Cristina Duarte

Devido ao padrão de beleza imposto atualmente, somado ao crescimento do número de pessoas obesas e com sobrepeso no Brasil, observa-se insatisfação com a imagem corporal e maior preocupação e desconforto com o corpo aumentando a procura por tratamentos estéticos.  As mulheres são as que mais procuram tais tratamentos, provavelmente porque as alterações hormonais e ponderais podem provocar aumento de peso, volume e alterações do contorno corporal.

Dessa forma, cresce a procura por massagens tidas como ‘redutoras’ ou ‘modeladoras’ e, por isso, observa-se grande oferta em serviços e clínicas de estética, muitas aplicadas por profissionais não qualificados.

Quando executada adequadamente, a massagem clássica estética pode auxiliar na redução de edemas, estimular a circulação sanguínea, o metabolismo e as respostas neuromusculares, harmonizar os contornos corporais e minimizar a ansiedade e a depressão, contribuindo para o aumento da autoestima e da qualidade de vida.

Entretanto, a ação da massagem clássica no tecido adiposo ainda é um tema extremamente controverso, pois alguns autores acreditam não haver qualquer efeito lipolítico primário sobre o tecido adiposo, enquanto outros relatam um efeito lipolítico secundário quando associado à dieta e atividade física; outros ainda referem um efeito lipolítico primário. Poucos estudos avaliam de maneira objetiva e quantitativa os efeitos das técnicas manuais na adiposidade.

Para quantificar a eficácia de tratamentos emagrecedores, diversos métodos se propõem a mensurar a distribuição da gordura corporal, por impedância bioelétrica, adipometria, ultrassonografia (USG), antropometria (massa corporal, estatura, circunferências, relação cintura-quadril e o cálculo do índice de massa corporal - IMC), na prática clínica, nem todos estão disponíveis, por exigirem acesso a métodos laboratoriais ou preparo profissional especializado.

 

Cristina Duarte,
Professora coordenadora do curso de graduação em Estética da Universidade Anhembi Morumbi.

 

 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha