Brasil, 24 de Janeiro de 2022
27 de março de 2015

Interdisciplinaridade no visagismo

Interdisciplinaridade no visagismo





Interdisciplinaridade no visagismo

Por Rodrigo Banqueri

O Visagismo ao longo do tempo criou linhas de pensamentos favoráveis a sua evolução. Iniciando pelo o rosto e percorrendo a esfera superficial da imagem e se aprofundando no interior das pessoas.
Entre os temas desse conceito temos o Estudo do Rosto, Comportamento Humano, Total Look, personalidades, Consultorias Visagistas, Visualismo, Adequação da Imagem Pessoal entre outros. Isso aconteceu graças a contribuição de estudo e desenvolvimento de diversos profissionais visionários.

Adequar uma imagem no conceito do Visagismo para se manter um equilíbrio estético é necessário a união do trabalho de diversos profissionais Visagistas, profissionais da área da beleza e áreas similares.
Temos no mercado Visagistas especializados em cabelo, outros em maquiagem e consultorias, por exemplo. Em profissões similares temos dentistas, personal stylist, cirurgiões plásticos entre outros. A conexão entre os profissionais é essencial para o desenvolvimento da imagem estética completa. Todos serão guiados por projetos Visagistas, executando suas especialidades conforme cada necessidade.

Muitos acham que só de fazer o curso de Visagismo terão condições de criar a personalização na imagem pessoal, não é tão simples assim. O conteúdo é complexo. Na imagem não temos só o rosto, mesmo que ele seja o fundamental elemento dos estudos do Visagismo, ele não anda sozinho, vem acompanhado com a estrutura física corporal e psicológica de cada pessoa.

A interdisciplinaridade é necessária no conhecimento do Visagista e para sua consultoria, ampliando o entendimento de vários parâmetros como social, pessoal, físico e psíquico de seu cliente. A interdisciplinaridade está também na elaboração da imagem com diversos outros profissionais, desenvolvendo juntos a harmonia estética. Cada um em sua especialidade.

A conexão entre os profissionais da área estética e beleza, cria a projeção funcional da BELEZA PLENA, formalizando o que chamamos de imagem funcional e adequação da imagem, buscando uma melhor apresentação pessoal para cada indivíduo, promovendo a sua individualidade e estilo pessoal próprio.

Quando nos referimos em interdisciplinaridade, estamos relacionando:

- Processo Dinâmico
- Processo Integrado
- Mudanças de Atitudes
- Áreas diferenciadas do conhecimento
- Tendência no Mundo Corporativo
- Conexão de segmentos profissionais.


Para relacionar todas as partituras elementares inseridas na imagem pessoal, buscando a harmonia estética, é necessário ter um direcionamento, um projeto funcional e assessorado. Cada profissional tem seu ponto de vista, muitas vezes não respeitando as necessidades e desejos dos seus clientes ou o ponto de vista de outros profissionais, tendo conflito entra as intenções.

A Consultoria Visagista formata a expressão e qualidade estética personalizada, com um cronograma de execução, correlacionando todos os profissionais da área da beleza, sendo um trabalho assertivo a cada particularidade e necessidade.

Não se faz adequação da imagem só com uma especialidade, nem tão pouco sem um planejamento. O profissional Visagista precisa ampliar seus conhecimentos e seus relacionamentos profissionais, posicionar para diferenciar seu trabalho e entender que ele é a conexão de todas as informações e conceitos da imagem pessoal, relacionando assim, com todos os subsídios que promovem a qualidade estética.

O Visagista que direciona cada processo e cada detalhe na imagem pessoal cria a personalização e equilíbrio estético, trabalhando em conjunto com diversos profissionais.

Rodrigo Banqueri,
Presidente da Associação Nacional dos Visagistas (ANV). Atua na área da beleza há 16 anos, hair stylist pelo Senac, graduado em Visagismo e Terapia Capilar pela Anhembi Morumbi e pós-graduado em Tricologia Cosmética pela Faculdade Oswaldo Cruz. Ministra cursos e workshops em todo o País. Movido pela agitação da cidade, especializou-se em produções de eventos para atender suas clientes que frequentam festas e eventos. Cabeleireiro e maquiador com experiência em noivas e debutantes.

www.rodrigobanqueri.com.br
www.thespa.com.br

 

 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha