Brasil, 24 de Janeiro de 2022
27 de março de 2015

Cuidados Estéticos Durante a Gravidez

Cuidados Estéticos Durante a Gravidez





Cuidados Estéticos Durante a Gravidez

Por Isabel Piatti

Embora a gravidez seja uma das experiências mais fantásticas que uma mulher pode vivenciar, infelizmente nem tudo é um mar de rosas durante os meses que antecedem o parto. Durante a gestação, o corpo passa por diversas transformações e alterações e muitas delas podem se tornar motivo de desconforto para as futuras mamães. A boa notícia é que hoje, com as facilidades que o mercado de saúde estética nos proporciona, já é possível unir maternidade, bem-estar, saúde e beleza. E é nesse momento que o auxílio e acompanhamento de um profissional bem capacitado, que oriente e incentive a gestante em cada cuidado estético, pode fazer a diferença para evitar ou diminuir algumas alterações como estrias, flacidez, manchas, entre outras.

Os níveis de hormônios, por exemplo, sofrem oscilações e, com isso, surgem alterações cutâneas, como a celulite, decorrente da maior retenção hídrica, e as estrias, devido ao aumento no nível do hormônio cortisol. Outras alterações ainda podem ser notadas, como desalinhamento da coluna, dores lombares e na junta óssea do ísqueo devido ao encaixamento do bebê. Por isso o acompanhamento com cuidados preventivos são imprescindíveis e o objetivo do profissional de saúde estética é garantir os cuidados necessários para manter a beleza e autoestima, estando sempre atento às condições de saúde de sua cliente e solicitando que a mesma esteja devidamente liberada por seu médico obstetra.

É importante reforçar que no período gestacional o objetivo não é fazer nenhum protocolo estético para obter resultados como diminuição de medidas, por exemplo. A ideia é amenizar os efeitos inestéticos deste período e proporcionar alívio, relaxamento e hidratação. Dessa forma, os principais benefícios são: ausência de edemas nos pés e tornozelos; prevenção de estrias no abdômen, laterais dos ilíacos, das coxas e nos glúteos; controle da celulite e gordura localizada; melhora na qualidade do tecido do complexo auréolo-mamilar, para facilitar a amamentação; conforto na região lombossacra; melhoria na qualidade do sono e valorização da autoestima.

Mas, antes de começar os cuidados preventivos em cabine o profissional deve sempre observar:

- Liberação do médico obstetra
- Verificar antecedentes de alergias ou pré-disposição a reações de sensibilização
- Checar os ativos cosméticos que podem ser utilizados em gestantes
- Oferecer protocolos e técnicas apropriadas, visando o conforto e bem-estar da cliente
- Buscar bases biocompatíveis, livres de óleo mineral, parabenos, propilenoglicos e conservantes liberadores de formol, mais seguros e que evitam tamponamento dos óstios, principalmente nessa fase que a pele está mais oleosa e reativa.

Uma dica para o profissional que deseja se diferenciar é investir em protocolos de bem-estar estar em locais com ambientação especialmente preparada, com música relaxante (de preferência de ninar), almofada, toalha, lençol, bolsa térmica, temperatura agradável, aromas envolventes, gourmeterapias, etc. Aumente a segurança para sua cliente utilizando produtos com bases biocompatíveis, sem óleo mineral, parafina, parabenos, propilenoglicol e conservantes liberadores de formol.

E lembre-se de sempre orientar sua cliente para uma manutenção diária de beleza com os produtos adequados indicados para gestantes, além de roupas e calçados confortáveis, alimentação balanceada, ingestão abundante de água, oito horas diárias de sono e rotina prazerosa, o que também contribuirá para tornar a gravidez um período mais agradável para ela e para o bebê.

Isabel Piatti
Profissioal Aisthesis. Técnica em Estética. Graduanda de Tecnologia de Estética e Imagem Pessoal. Especialista em Cosmetologia. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME, 2009, em São Paulo. Palestrante no 8º Congresso Internacional de Medicina Estética e Cirurgia Cosmética em Guaiaquil, Equador, em 2011. Palestrante em Congressos de Estética e Cosmetologia pelo Brasil. Diretora de Treinamentos da Buona Vita Cosméticos. Coordenadora do Departamento de P&D da Buona Vita Cosméticos. Colaboradora técnica de Revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora do Livro Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança.
E-mail: isabel@buonavita.com.br

 

 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha