Brasil, 29 de Março de 2024
19 de novembro de 2018

Cabelos afro: conhecimento, técnicas e tendências

Hair Brasil - Cabelos Afro

Na última década, vemos a valorização beleza natural ganhar cada vez mais espaço na mídia, propagandas, ruas e, consequentemente, na vida das pessoas. Saber reconhecer e destacar as características próprias tem se tornado o objetivo de muitos homens e mulheres.

Marília Gabriela  / Affro Divas HairNeste contexto, os cabelos afro ganham a cena. Cada dia mais, as madeixas lisas deixam de ser o desejo de quem ostenta belos fios naturalmente ondulados, crespos ou cacheados. “Sim, por meio de uma obstinação em resgatar a valorização de pertencimento, os cabelos afro ganharam mais espaço nos últimos anos e isso foi algo muito positivo”, afirma Marília Gabriela, do Affro Divas Hair, um espaço de terapia capilar intensiva em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.

Marília é tricologista, colorista, designer de corte e barbeira e se especializou em cabelos crespos, cacheados, ondulados e afro, tecnicamente conhecidos como afronegroides e caucasianos. 

“A ideia surgiu quando eu mesma parei de usar escova progressiva e iniciei a busca por cuidados para o meu cabelo. Deixei para trás minha carreira de publicitária e lancei-me na nova profissão, quando comecei a perceber que poucos espaços traziam uma perspectiva de compreender o cabelo afro como uma estrutura a ser tratada como qualquer outro”, pontua a especialista.

Estrutura capilar 

Marília explica que com o movimento cada vez maior da valorização do cabelo afro, preconceitos e conceitos errados foram sendo deixados para trás. “A estrutura capilar era tida como “ruim” por não ser vista como um cabelo como qualquer outro. Na sua origem, morfologicamente, o cabelo afro tem menos cutícula, menos água, pouco lipídio, logo, isto o torna mais frágil. Mas, ele continua sendo uma estrutura capilar. É cabelo”.

Por conta da maior fragilidade, a especialista em cabelos afro reitera que alguns cuidados específicos devem ser tomados por profissionais que desejam se aprofundar nos cuidados com este tipo de madeixas.

“O cabeleireiro precisa ficar atento a evolução no que tange estruturação capilar como um estudo morfológico de cada estrutura, compreender o cabelo como orgânico e saúde, não apenas a estética exterior”, revela Marília.

Oportunidades

A dona do Affro Divas Hair frisa a importância de um atendimento personalizado e exclusivo, que leve em consideração as necessidades e exigências de cada ciente. Isso, para ela, é o diferencial de mercado que chama a atenção de quem busca cuidados específicos para este tipo de cabelo.

“Ser empático com o cliente oferecendo algo que não traga malefícios posteriores é essencial. Para isso, deve-se avaliar, fazer uma boa anamnese através de uma conversa franca para saber o máximo de informações que possam ajudar no procedimento capilar e criar o habito de “educar” e instruir o cliente”.

Sobre as oportunidades para trabalhar com os cabelos afro, Marília conta que são muitas, mas fala um pouco sobre suas preferências particulares. “Eu gosto muito de tratar a porosidade, ressecamento em excesso. Este tratamento traz um sensorial, toque de maciez, leveza e revitalização da haste (fios) impressionantes. Tratada a porosidade, os cachos - que não se formavam mais - retornam revelando o cabelo como de fato ele é, sem nenhuma transformação na estrutura interna”, revela.

Hair Brasil - Cabelos Afro

Tendências

Sobre tendências, Marília é enfática. “A principal é esperarmos que se perpetue infinitamente a aceitação do uso do cabelo natural e conhecimentos aprofundados desta estrutura. Não compreendo cabelo afro como algo que vem e já tem data para ir, compreendo como resgate de pertencimento e origens”.

“Na tricologia estudamos cabelo como saúde, portanto, pode assim dizer que, a tendência é perceber o cabelo como estilo de vida, cuidados com o seu bem-estar e aceitação de suas origens”, frisa.

Homens

O mercado de beleza masculino vem crescendo exponencialmente e a tricologista conta que no cenário que atua não tem nada de diferente. “O que vem crescendo bastante são os homens aderindo o cabelo afro. Muitos não raspam mais com máquinas, estão deixando crescer e, por isso, procuram saber sobre tratamento. E eles são bem exigentes” 

Marília conta que eles “gostam de inovar nos cortes e cores sem perder a essência e são bem comprometidos com os tratamentos. Os inovadores são aqueles que deixam de lado o medo de mudanças: loiros, cobres, cores fantasias, franjas”.


 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha