Brasil, 24 de Outubro de 2021
31 de dezembro de 1969

Benefícios da Massagem: a ajuda que o corpo e a mente precisam

Benefícios da Massagem: a ajuda que o corpo e a mente precisam



Benefícios da Massagem: a ajuda que o corpo
e a mente precisam


"A memória de nossas emoções e dos mecanismos que criamos para contê-las e reprimi-las são diretamente traduzidas no nosso corpo. Ficamos mais densos, pesados, somatizando nossas sensações e sentimentos em partes específicas do corpo. Para um alívio, um relaxamento completo do corpo e da mente, o toque das mãos foi descoberto como técnica fundamental. O toque traz o conhecimento de nós mesmos de maneira mais íntima, verdadeira e pessoal.

Antigos médicos gregos e romanos diziam que a massagem era um dos principais meios de curar e aliviar a dor. No século V, o "pai da medicina", Hipócrates escreveu: "O médico deve ter experiência em muitas coisas, mas deve ter habilidade na fricção". Para sanar a asma, Plínio, um famoso naturista romano, era submetido regularmente a fricções. Para aliviar a neuralgia e as dores de cabeça, Júlio César, que sofria de epilepsia, era massageado diariamente. No século XI, o filósofo e médico árabe Avicena conta na sua obra "Cânone" que o objetivo da massagem é "a dispersão das matérias estéreis que se encontram nos músculos e não são expelidas pelo exercício". A partir do século XVI, através da obra de Ambroise Pare, a massagem começou a ser fundamental.

Entretanto, há milhares de anos, no Oriente a massagem sempre foi valorizada por suas aplicações curativas e efeitos benéficos na saúde em geral e na beleza em particular. Hoje, mesmo no Ocidente, a importância da massagem é reconhecida. O interesse por essa técnica de terapia se multiplica com os anos, ainda mais com o auxílio dos efeitos benéficos de produtos cosméticos modernos que a complementam.
A massagem pode ser estimulante ou calmante, reconstituinte ou tonificadora. São utilizadas técnicas especiais que associam deslizamentos longos e profundos, alongamentos que trabalham internamente o autoconhecimento, que dão sensação de paz, tranqüilidade, sempre objetivando auxiliar as pessoas a recuperar o senso de contato e relacionamento com seus corpos, freqüentemente perdidos no stress diário, é ajudar as pessoas a redescobrir um sentido de bem-estar. Por que este auto-cuidado é tão importante? Porque tudo está no corpo.

O ideal é utilizar produtos cosméticos que possuem ativos suaves, que ajudam no fortalecimento da micro-circulação. Além disso, que sejam produtos que proporcionem um ótimo deslizamento da aplicação de todas as técnicas de massagem e, até mesmo, de drenagem pré e pós-cirúrgica. Fórmulas enriquecidas de extrato de Gingko Biloba, uma planta de origem chinesa, óleo de andiroba, o qual dá emoliência à pele, com óleo de algodão e extrato de sete ervas, que possuem ação hidratante e suavizante, são excelentes para a massagem.

Então, o que você está esperando? Procure um especialista em massagem, pois, com certeza, vale a pena relaxar, se equilibrar física e mentalmente, e o mais importante, se conhecer melhor, ser mais leve e livre de tensões, para sempre ter a sensação de tranqüilidade e bem-estar".

* Dr. Marcelo Ariel Schulman é master em dermofarmácia e tecnologia de cosméticos e presidente da empresa Vita Derm

 

 


 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha