Brasil, 25 de Abril de 2024
21 de junho de 2017

Barber Stylist Eudes Vitorino dá cinco dicas para uma barba de respeito



Cada vez mais presentes homens barbados sabem bem: barba só não dá trabalho para quem não tem. Sério! Ter uma barba legal, e isso vale até para as de visual mais selvagem, implica em cuidar dela como uma amante da qual não se pode viver sem e observar detalhes que o comum dos mortais nem sequer imagina. 

O barbeiro Eudes Vitorino, que orgulhosamente cultiva sua barba há mais de cinco anos, hoje cuida da aparência e mantém alinhada a barba de pelo menos 50 barbudos, mensalmente, no HLS Coworking, um espaço compartilhado para profissionais de beleza no centro de São Paulo. Para Vitorino, além de cuidados básicos, é importante evitar coçar a barba na fase inicial do crescimento. Confira outras dicas.

Paciência
Se você decidiu virar barbudo, a primeira dica é saber esperar o crescimento. Os pelos nascem em velocidades diferentes e atingem espessuras distintas, por isso é muito importante esperar algumas semanas para a barba crescer e ganhar um tamanho razoável para o primeiro corte. Se optar por raspar os pelos, lembre-se que a barba é como uma planta: precisa de tempo e carinho para crescer e ‘podas’ adequadas para se desenvolver adequadamente.

O primeiro corte
O desenho da barba requer a expertise e o olhar apurado de um bom profissional que seja capaz de aproveitar os pontos fortes e trabalhar os pontos fracos da barba. Só assim se consegue um bom resultado. A escolha de um bom corte e de um design  estratégico, dando  o formato ideal para cada rosto, é o segredo. É possível, por exemplo, alongar um queixo muito curto  ou até mesmo dar linhas mais retas a um  rosto mais redondo.

Manutenção
Cortar demasiadamente não é uma boa escolha para quem ama sua barba. Mas deixar muito tempo sem fazer uma boa poda  é igualmente ruim. Manter a regularidade do corte impede o frizz e pontas duplas - dois males que prejudicam muito o crescimento. O ideal é ir ao barbeiro a cada 15 ou 20 dias, no máximo.

Limpeza e hidratação 
Lavar os fios diariamente, usando shampoo e condicionador para barba, é tudo de bom. Se não tiver esses produtos, porém, não desespere. Basta usar um shampoo para bebês, que foram feitos justamente para não agredir os pelos e a pele. Para um melhor resultado, faça hidratação de uma a três vezes por semana, usando máscara. E use também, com moderação, balms, hidratantes e óleos para barba.

Um bom pente
Pentes específicos para barba ajudam a modelar os fios e fazê-los crescer na direção desejada. Existem muitas opções no mercado, confeccionados em madeira, ossos, metal etc. Escolha o modelo que achar mais adequado e confortável, sem nunca abrir mão da qualidade e do uso exclusivo para barbas e bigodes.

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha