Brasil, 20 de Abril de 2024
16 de dezembro de 2013

Autoclaves são de uso obrigatório em salões de beleza em toda a região sul

Autoclaves são de uso obrigatório em salões de beleza em toda a região sul





Autoclaves são de uso obrigatório em salões de beleza em toda a região Sul

Por Liliana Junqueira

Santa Catarina e Paraná publicaram em novembro e dezembro, respectivamente, leis que obrigam o uso de autoclaves para esterilização de artigos nos salões de beleza. Em 2010 o Rio Grande do Sul foi o estado pioneiro a exigir o uso de autoclaves nos salões me beleza, junto com outros estabelecimentos sujeitos à vigilância sanitária, como consultórios odontológicos e estúdios de tatuagem e piercing.

Qual a importância dessa medida?

A esterilização dos artigos que entram em contato com sangue é fundamental para evitar a transmissão de doenças como as hepatites B e C, e o HIV através desses estabelecimentos. Doenças graves silenciosas, com formas crônicas e que possuem no Brasil cerca de quatro milhões de infectados, a maioria desconhecendo a sua situação.
A autoclave é hoje o equipamento mais indicado para esterilização de artigos que sejam resistentes ao calor.
A estufa utilizada ainda hoje nesses estabelecimentos, possui várias desvantagens:
• Ciclos longos
• O ciclo pode ser interrompido (não completa a esterilização não eliminando os microrganismos)
• Grandes diferenças de temperatura
• Só pode ser usada para metais
• O ciclo é aberto, isso é, de livre escolha do operador que pode optar por um ciclo inadequado
• A porta pode ser aberta durante o processo – o que invalida o tempo de contagem para o ciclo comprometendo a esterilização

Esses são os principais inconvenientes da estufa que também levaram o ministério da saúde a proibir o seu uso em hospitais em todo o Brasil ( RDC 15-2012).
Você pode se perguntar o porquê, afinal é só um procedimento estético!
Independente de onde é realizado, se existe a possibilidade do instrumento penetrar tecidos vivos como a pele, entrar em contato com mucosa, pele não íntegra ou sangue- os artigos devem ser esterilizados. E por isso os salões de beleza não podem ser diferentes na esterilização do instrumentos. Claro que haverá diferenças com relação às exigências de estrutura, mas existe um mínimo a ser seguido.
Por isso, fique de olho! Além da autoclave capacite o seus profissionais para que realizem todo o processo de modo adequado.

Beleza sim - com saúde!

Liliana Junqueira. Bióloga e Mestre em Saúde Pública. Coordena o 1º simpósio de Vigilância sanitária e a sua interface na área da beleza da Hair Brasil.



 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha