Brasil, 28 de Março de 2024
18 de setembro de 2019

Anderson Bueno é destaque na maquiagem para espetáculos

Elenco Cena de Abertura HEBE O MUSICAL

Especialista em maquiagem para espetáculos e grandes eventos, Anderson Bueno já é um dos nomes mais reconhecidos no universo da maquiagem profissional. Unindo técnica e talento, ele é na atualidade um dos mais premiados designers de maquiagem do país.

Tendo em seu currículo experiências como a consultoria de beleza do reality show “Sob Medida”, da RedeTV!, a trajetória de Bueno foi marcada por estudo e aprimoramento constantes. Sua primeira formação foi em maquiagem a caracterização com a expert Corinne Perez. Na sequência, especializou-se em maquiagem artística no Stick Art Studio, em Barcelona, na Espanha, e estudou com profissionais como Beto França e Henrique Mello no Brasil, Bruna Nogueira, Dany Sanz, Nicoleta Skarlattos e a ganhadora do Oscar, Ve Neill, nos Estados Unidos.

Com o tempo, seu esforço e talento foram sendo reconhecidos através de inúmeros trabalhos de peso como a assinatura de caracterização e maquiagem de diversos espetáculos "Uma Noite Com Yoko"; "The Infernal Comedy - Confissões de um Serial Killer",; “Rigoletto”; “Loucas por Eles”, “Frida y Diego”, “Godspell”, “Os Monólogos da Vagina”, “Hair Spray”, “A Gaiola das Loucas”, “Xanadu”, “Alô Dolly!”, "Hebe - O Musical". Seu mais recente trabalho foi com a peça "A Dama Das Camélias" em Lisboa, Portugal.
 

"Nós lapidamos a idealização do diretor com a criação do ator" 
 

Dentre os famosos com quem já trabalhou, destacam-se nomes como Claudia Leitte, Marília Gabriela e Marília Pêra, os atores americanos Patrick Dempsey, John Malkovich e a cineasta e artista plástica japonesa Yoko Ono.

Conversamos com Anderson para saber mais sobre sua história, premiações e conhecer dicas e visões de mercado. Acompanhe a seguir:

HB - Como você começou sua trajetória com maquiagem para espetáculos?
Especialista em maquiagem para espetáculos e grandes eventos, Anderson Bueno já é um dos nomes mais reconhecidos no universo da maquiagem profissional. Unindo técnica e talento, ele é na atualidade um dos mais premiados designers de maquiagem do país.Anderson Bueno
- Já maquiava há cerca de cinco anos, mais ou menos, quando fui fui chamado para fazer a maquiagem na peça"Vítor ou Vitória", que foi o divisor de águas na minha vida profissional!

HB – E foram vários prêmios ao longo desta carreira, certo?
Anderson Bueno –
Graças a Deus! Foram: prêmios Bibi Ferreira, Arte Qualidade Brasil e Musical Cast em 2017 pelo espetáculo “HEBE – O Musical” como melhor visagismo; prêmio Arte Qualidade Brasil; em 2016, prêmios Destaque Imprensa Digital e Arte Qualidade Brasil com o espetáculo “Uma Luz Cor de Luar” pelo melhor visagismo e melhor maquiagem/caracterização, respectivamente. Em 2015, o prêmio Arte Qualidade Brasil veio como melhor maquiagem/caracterização pelo espetáculo “Frida y Diego”. Dois anos antes, em 2013, fui destaque como melhor maquiador do ano no Top Brazil Quality Award e também a melhor maquiagem no Prêmio Cenym, pelo musical “A Princesinha”. O Prêmio Cabelos e Cia veio em 2012 como melhor maquiador em Artes Cênicas. E tudo começou em 2010 com o Prêmio AVON de Maquiagem, quando a melhor maquiagem foi a do musical “A Gaiola das Loucas”.
 

"Maquiagem é muito mais do que uma simples pintura no rosto"
 

HB - Quais são as habilidades necessárias para um maquiador obter sucesso neste ramo?
Anderson Bueno -
Para mim, a principal habilidade é saber ouvir e nunca deixar o ego ser maior do que o trabalho. É nossa função saber unir a idealização do diretor com a criação do ator. Nós, maquiadores, somos quem fazemos a lapidação disso. 

HB- Entende que esta é uma área que tem espaços interessantes para maquiadores?
Anderson Bueno
- Sim, muito! Você não precisa ficar só no olho esfumado. Pode se especializar em efeitos, em artístico e em caracterização de personagem, que é o meu caso! Tem um mundo inteiro de ideia e trabalho para ser explorado!

HB - Pode nos destacar os pontos altos de ser um maquiador de espetáculos?
Anderson Bueno -
Acredito que o ponto alto é você poder fazer parte daquela obra! Poder ver o seu trabalho diversas vezes e ainda ter a oportunidade de aprimorá-lo a cada dia. O que é bastante diferente da TV, que depois de ter uma make criada e gravado, não se pode mexer mais. No Teatro, como é uma obra viva, todo dia é um dia para você melhorar!

Anderson Bueno - Conta sua experiência como maquiador de espetáculos

HB - Quais são as principais dificuldades deste mercado? E como supera-las?
Anderson Bueno -
Bem, em primeiro lugar ainda há o preconceito em relação a classe. Isso já vem mudando, mas até pouco tempo atrás, não estávamos listados no departamento criativo. Não nos viam como criadores. Éramos um departamento dentro do figurino. E para superar, ética! Se você respeita e faz seu trabalho direito e com dignidade, supera-se qualquer dificuldade. 

HB - Qual dica você daria para quem tem interesse em ingressar nesta área?
Anderson Bueno -
Não ter medo de arriscar e estudar sempre! Maquiagem é muito mais do que uma simples pintura no rosto.

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha