Brasil, 29 de Março de 2024
11 de fevereiro de 2014

A Beleza na Terceira Idade

A Beleza na Terceira Idade





A Beleza na Terceira Idade

Por Cristina Duarte

Décadas atrás, acreditava-se que o processo de envelhecimento seria motivo de controle após os 60 anos, período que caracteriza o envelhecimento, mas atualmente trata-se de um conceito superado. Sugere-se que o indivíduo tenha um acompanhamento em diversas fases do envelhecimento, sendo com medidas profiláticas ou curativas, buscando conservar a qualidade de vida do organismo.

Os paradigmas da beleza são divulgados pela mídia de forma intensa, que o importante é ter boa aparência para ser acolhido pela sociedade. A preocupação com a aparência física vem desencadeando pesquisas, na indústria cosmética da ordem de bilhões de dólares. Tais pesquisas ocorrem na tentativa de desenvolver produtos que, incorporados a bases adequadas, possam promover o rejuvenescimento, melhorando a aparência, corrigindo imperfeições ou mesmo tratando distúrbios fisiológicos temporários.

Entre as alterações provocadas pelo envelhecimento intrínseco e extrínseco que acometem a pele, estão flacidez cutânea, ressecamento e rugas.

A indústria da beleza está de olho nestas consumidoras. Hoje são mais de 18 milhões de consumidores nesta faixa etária, com mais de 60 anos de idade.

Cuidados de pele, cabelo e maquiagem para a terceira idade

A mulher madura tem necessidades de beleza bem diferentes das mais jovens. Felizmente o mercado atende bem esta faixa etária, com produtos para a pele e cabelos adequados aos problemas da terceira idade. Mas além dos produtos, alguns hábitos simples - como alimentação equilibrada e prática de atividade física são vitais para o bom funcionamento do organismo.

O fato é que hoje as mulheres de 80 anos têm uma aparência muito mais jovem do que as pessoas da mesma idade tinham há alguns anos. As diversas propostas de tratamentos estéticos e cosméticos voltados para esta faixa etária continuarão em desenvolvimento e com crescimento e inovações envolvendo tecnologia quer seja em equipamentos e/ou cosméticos.

 

Cristina Duarte,
Professora coordenadora do curso de graduação em Estética da Universidade Anhembi Morumbi



 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha