NOTÍCIAS [página inicial] [voltar]
20/06/2011


Moda e beleza são destacadas em exposição inédita na Bienal de São Paulo





Pela primeira vez no Brasil, os fotógrafos, Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, que ocupam um majestoso espaço na Bienal com a exposição na São Paulo Fashion Week Primavera/Verão 2012, 31ª Semana de Moda que movimentou a capital paulista com fashionistas do Brasil e outras capitais do mundo, vão continuar na Bienal.

São 286 fotos, com trabalhos de reconhecimento internacional. A mostra ficará aberta para o público do dia 19 de junho a 03 de julho, com entrada gratuita.

Por mais de duas décadas, as audaciosas imagens criadas pela dupla mudaram e inspiraram o mercado de fotografia de moda. Trabalhando juntos desde 1986, os fotógrafos ficaram famosos no início dos anos 90. Eles se conheceram quando ainda estudavam na “Art Academy” em Amsterdam, e desde então seguiram carreira no mundo fashion e começaram a trabalhar juntos. Transitando entre moda e arte, Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin têm grande sucesso nas duas áreas.

Em 1994, a dupla atraiu grande atenção a partir de editorial fotografado para a revista The Face, quando passaram a contribuir para as mais importantes e prestigiadas revistas como Vogue América, Vogue Paris, W Magazine, entre outras.

< clique nas fotos para ampliá-las >
 
 


Conhecidos por seus trabalhos tanto com modelos jovens como também as mais renomadas, como Kate Moss, Shalom Harlow, Christy Turlington, Chloë Sevigny, Lou Doillon, Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin criaram campanhas memoráveis para as mais conceituadas marcas de moda, entre elas Yves Saint Laurent, Christian Dior, Gucci, Chloé, Givenchy, Balenciaga, Chanel, Roberto Cavalli e Viktor & Rolf Parfum.

A dupla também é reconhecida por seu trabalho com personalidades e celebridades, tendo criado diversos retratos que hoje são ícones, como os de Bill Murray, Clint Eastwood, Daniel Day Lewis e Yves Saint Laurent, além da cantora Madonna e das atrizes Natalie Portman, Shirley MacLaine e Julianne Moore.

A exposição apresentada no SPFW é uma representação espacial de “pretty much everything” (praticamente tudo) que eles escolheram para registrar mais de 25 anos de fotografia.

 

Por Mariano Rocha

envie este texto
para um amigo
versão para impressão