NOTÍCIAS [página inicial] [voltar]
21/03/2011


Seminário mostra que salões e indústrias de beleza
têm responsabilidade com a sustentabilidade




As ações e atitudes ecologicamente corretas estão cada vez mais comuns nos salões de beleza. Para movimentar o mercado com novas informações sobre responsabilidade com a sustentabilidade, a HAIR BRASIL oferece gratuitamente o Seminário Sustentabilidade de Integração, com o empresário Itamar Cechetto, fundador do Ecopromise.

As apresentações gratuitas vão acontecer no domingo (3 de abril) das 11h00 às 12h30 e depois na 3ª feira (5 de abril), ambas no horário das 11h às 12h30.

Mas as ações que já estão sendo aplicadas no Brasil através do projeto Ecopromise, movimento lançado em São Paulo recentemente - ponta-pé inicial para criação de atitudes ecologicamente corretas – foram apresentadas para um seleto grupo de jornalistas e profissionais do trade de beleza.

Itamar Cechetto, um dos idealizadores do Ecopromisse explicou que a ação visa reduzir a quantidade de resíduos gerados por profissionais e pela indústria. Ele também explicou que o projeto originou-se em Taiwan e no Brasil passou a ser conhecido através das palestras apresentadas por ele. "Buscamos sensibilizar os profissionais da beleza e mostrar que pequenas ações podem ser responsáveis por importantes reduções dentro dos salões", afirmou Cechetto.

O empresário frisou que o objetivo com o Ecopromisse é fazer com que as pessoas passem a se conscientizar da necessidade de ações ecologicamente corretas que vão se tornando oportunidades para ganhar dinheiro, e exemplificou: "cada colaborador de salão gera cerca de 800 litros de resíduos por mês, que vão direto para os aterros sanitários. Se conseguíssemos reduzir em 5% esse montante, em um ano alcançaríamos redução de 2.400 toneladas de resíduos". Segundo Cechetto, o papel alumínio utilizado para fazer reflexos e luzes é um dos principais vilões, já que diariamente são descartadas 15 toneladas do produto apenas na cidade de São Paulo.

As medidas geralmente são simples e envolvem o uso de produtos recicláveis (como copos e toalhas descartáveis) e seu destino correto. A substituição de produtos também é incentivada pelo projeto. De acordo com Cechetto, existem ferramentas que podem ser utilizadas no lugar do alumínio, com vida útil de até dois anos e custo 50% menor.
"Queremos o máximo de envolvimento das empresas, marcas e profissionais, mas o que mais queremos é um projeto de verdade, com práticas simplificadas que reduzam a pegada ecológica da beleza", disse o empresário.

Em apenas um ano, o projeto sensibilizou cerca de 500 profissionais que implantam medidas de redução em seus negócios. A expectativa é de que no ano de 2011 mais 5000 pessoas adiram à iniciativa.

Itamar Cechetto conclui que este movimento é fundamental para a ética de sustentabilidade e humanização de processos que visam tornar a alto-estima um benefício verticalizado e integrado a todos os plays da indústria, inclusive os da beleza.

Durante o evento, todos os participantes receberam sementes de arvores e plantaram. Durante a HAIR BRASIL a equipe do Ecopromisse vai entregar as mudas cultivadas para que sejam plantadas e cuidadas para que tornem-se parte deste processo de sustentabilidade que tem o objetivo de unir-se à outras ações para salvar o planeta.
envie este texto
para um amigo
versão para impressão